2018

Dissertações de 2018

Novembro

DAS MÃOS DOS PRETOS À IDENTIDADE DO NEGRO: CONTOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA

Airla Cássia Xavier Silva

Orientador(a): Prof. Drª Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega.

Data: Novembro de 2018.


O GÊNERO RESUMO NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÃO DOCENTE E ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO

Juliana Guedes Lima

Orientador(a): Profª. Drª. Maria de Fátima Alves

Data: Novembro de 2018.


ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ENUNCIATIVOS NA LEGENDAGEM DE LADY VIOLET, EM DOWNTON ABBEY (1T), À LUZ DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E DA PRAGMÁTICA

Rossana Paulino de Luna

Orientador(a): Profª. Drª. Sinara de Oliveira Branco

Data: Novembro de 2018.

Setembro

Desvendando o espaço em contos de Ricardo Ramos:Experiências de leitura compartilhada

Marina Macedo Santos Martins

Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves

Data: Setembro de 2018.


DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: RECONFIGURANDO ATIVIDADES DE LEITURA EM PROPOSTAS DE SD

Vanderléia Lucena Meira

Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Alves

Data: Setembro de 2018.

Julho

CULTURA DO OUTRO, MEMÓRIA E REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA NOVELA GRÁFICA BRODERIES, DE MARJANE SATRAPI

Albenise Mariana de Queiroz Sales

Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz

Data: Julho de 2018.


MATERIAIS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANIFICADO AO REALIZADO

Anna Raissa Brito Rodrigues

Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael

Data: Julho de 2018.


A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE A ASFIXIA E A RESISTÊNCIA: POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS “ESCOLA SEM PARTIDO” E “PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO”

Bruna Maria de Sousa Santos

Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias

Data: Julho de 2018.


A EMBOLADA NA SALA DE AULA: RECEPÇÃO, VOCALIDADE E PERFORMANCE

Daniel Francisco da Silva

Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley

Data: Julho de 2018.


ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA CRITICIDADE: MODOS DE FAZER NO ENSINO MÉDIO

Déborah Cristhine Leite Lacerda

Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa.

Data: Julho de 2018.


FORMANDO PROFESSORES LEITORES A PARTIR DE FOLHETOS DE CORDEL

Joelma Célia Vieira da Silva

Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves

Data: Julho de 2018.


PRODUÇÃO COLABORATIVA: POTENCIALIDADES PARA O (RE)SIGNIFICAR DO APRENDIZ E DAS PRÁTICAS NA SALA DE AULA

Lizemanuelle da Cruz Silva

Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde

Data: Julho de 2018.


LEITURA DE CONTOS DE PAULINA CHIZIANE EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Márcia Cassiana Rodrigues da Silva

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega.

Data: Julho de 2018.


O ENSINO DE ESCRITA SEGUNDO A BNCC: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Célia do Nascimento

Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo.

Data: Julho de 2018.


O CONCEITO E A PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DESVELANDO PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EXTERNA

Mayara Carvalho Peixoto

Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo.

Data: Julho de 2018.


REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA COM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

Monaliza Mikaela Carneiro Silva Tomaz

Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael

Data: Julho de 2018.


DIDATIZAÇÃO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS COM BASE EM REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO

Paulo Ricardo Soares Pereira

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo

Data: Julho de 2018.


O DIÁLOGO CRÍTICO-COLABORATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIVALÊNCIAS NA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Philipe Pereira Borba de Araújo

Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa.

Data: Julho de 2018.


COM O CORDEL NA MÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM A VIUVINHA DE JOSÉ DE ALENCAR

Roseana Palmeira dos Santos

Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley.

Data: Julho de 2018.


O FEMININO EM MULTISSEMIOSES: OS DISCURSOS DA E SOBRE A MULHER NO FUNK BRASILEIRO

Samyra Ferreira Ramos Rodrigues

Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde.

Data: Julho de 2018.


ENTRE CIGARRAS E FORMIGAS: LEITURAS E RECEPÇÃO DE ESOPO, LA FONTAINE, LOBATO E MANOEL MONTEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Sandra de Queiroz Rangel

Orientador(a): Profª. Dr.ª Naelza de Araújo Wanderley

Data: Julho de 2018.


ESCOLAS E ESCOLHAS: ENTRE O LITERÁRIO E O PARADIDÁTICO

Sandrelle Rodrigues de Azevedo

Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves

Data: Julho de 2018.


INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS E CANÇÕES AFRICANAS: UMA PROPOSTA PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Thaíse Jordania Porto dos Santos

Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz.

Data: Julho de 2018


El Tiempo Entre Costuras Sob uma Perspectiva Histórica, Ficcional e Intercultural em Aula de Espanhol como Língua Estrangeira

Thales Lamonier Guedes Campos

Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro Mariz.

Data: Julho de 2018


CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM VIDEOAULAS DO PROJETO “ENEM NA PALMA DA MÃO”

Vanessa Luciene Pereira da Silva

Orientador(a): Profª. Drª. Williany Miranda da Silva

Data: Julho de 2018


AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Verônica Lucena do Nascimento

Orientador(a): Prof.º Drº. José Hélder Pinheiro Alves.

Data: Julho de 2018