Dissertações de 2018
Novembro
DAS MÃOS DOS PRETOS À IDENTIDADE DO NEGRO: CONTOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA
Orientador(a): Prof. Drª Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega.
Data: Novembro de 2018.
O GÊNERO RESUMO NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÃO DOCENTE E ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO
Orientador(a): Profª. Drª. Maria de Fátima Alves
Data: Novembro de 2018.
ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ENUNCIATIVOS NA LEGENDAGEM DE LADY VIOLET, EM DOWNTON ABBEY (1T), À LUZ DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E DA PRAGMÁTICA
Orientador(a): Profª. Drª. Sinara de Oliveira Branco
Data: Novembro de 2018.
Setembro
Desvendando o espaço em contos de Ricardo Ramos:Experiências de leitura compartilhada
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Setembro de 2018.
DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: RECONFIGURANDO ATIVIDADES DE LEITURA EM PROPOSTAS DE SD
Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Alves
Data: Setembro de 2018.
Julho
CULTURA DO OUTRO, MEMÓRIA E REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA NOVELA GRÁFICA BRODERIES, DE MARJANE SATRAPI
Albenise Mariana de Queiroz Sales
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz
Data: Julho de 2018.
MATERIAIS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANIFICADO AO REALIZADO
Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael
Data: Julho de 2018.
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE A ASFIXIA E A RESISTÊNCIA:
POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS “ESCOLA SEM PARTIDO” E “PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO”
Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias
Data: Julho de 2018.
A EMBOLADA NA SALA DE AULA: RECEPÇÃO, VOCALIDADE E PERFORMANCE
Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley
Data: Julho de 2018.
ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA CRITICIDADE: MODOS DE FAZER NO ENSINO MÉDIO
Déborah Cristhine Leite Lacerda
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa.
Data: Julho de 2018.
FORMANDO PROFESSORES LEITORES A PARTIR DE FOLHETOS DE CORDEL
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Julho de 2018.
PRODUÇÃO COLABORATIVA: POTENCIALIDADES PARA O (RE)SIGNIFICAR DO APRENDIZ E DAS PRÁTICAS NA SALA DE AULA
Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde
Data: Julho de 2018.
LEITURA DE CONTOS DE PAULINA CHIZIANE EM SALA DE AULA:
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Márcia Cassiana Rodrigues da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega.
Data: Julho de 2018.
O ENSINO DE ESCRITA SEGUNDO A BNCC: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E
PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo.
Data: Julho de 2018.
O CONCEITO E A PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DESVELANDO PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EXTERNA
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo.
Data: Julho de 2018.
REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA COM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL
Monaliza Mikaela Carneiro Silva Tomaz
Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael
Data: Julho de 2018.
DIDATIZAÇÃO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS COM BASE EM REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
Data: Julho de 2018.
O DIÁLOGO CRÍTICO-COLABORATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIVALÊNCIAS NA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Philipe Pereira Borba de Araújo
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa.
Data: Julho de 2018.
COM O CORDEL NA MÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM
A VIUVINHA DE JOSÉ DE ALENCAR
Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley.
Data: Julho de 2018.
O FEMININO EM MULTISSEMIOSES: OS DISCURSOS DA E SOBRE A MULHER NO FUNK BRASILEIRO
Samyra Ferreira Ramos Rodrigues
Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde.
Data: Julho de 2018.
ENTRE CIGARRAS E FORMIGAS: LEITURAS E RECEPÇÃO DE ESOPO, LA FONTAINE, LOBATO E MANOEL MONTEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Orientador(a): Profª. Dr.ª Naelza de Araújo Wanderley
Data: Julho de 2018.
ESCOLAS E ESCOLHAS: ENTRE O LITERÁRIO E O PARADIDÁTICO
Sandrelle Rodrigues de Azevedo
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Julho de 2018.
INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS E CANÇÕES AFRICANAS: UMA PROPOSTA PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Thaíse Jordania Porto dos Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz.
Data: Julho de 2018
El Tiempo Entre Costuras Sob uma Perspectiva Histórica, Ficcional e Intercultural em Aula de Espanhol como Língua Estrangeira
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro Mariz.
Data: Julho de 2018
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM VIDEOAULAS DO PROJETO “ENEM NA PALMA DA MÃO”
Vanessa Luciene Pereira da Silva
Orientador(a): Profª. Drª. Williany Miranda da Silva
Data: Julho de 2018
AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO:
CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Orientador(a): Prof.º Drº. José Hélder Pinheiro Alves.
Data: Julho de 2018