Dissertações de 2017
A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO: O DISCURSO OFICIAL E O DIDÁTICO (1930-1950)
Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias
Data: Julho de 2017.
DA LITERATURA PARA O CINEMA: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E CONSTRUÇÃO NARRATIVA DE DON QUIJOTE DE LA MANCHA (MIGUEL DE CERVANTES) PARA DONKEY XOTE (JOSÉ POZO)
Orientador(a): Profª. Drª. Sinara de Oliveira Branco
Data: Março de 2017.
A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA ESCRITA NO DISCURSO DE MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XX
Ana Cristina Falcão Almeida Tavares
Orientador(a): Prof. Dr. Washington S. de Farias
Data: Junho de 2017.
A ESCRITA NA INTERNET: DE POST EM POST O TWITTER SE CONFIGURA COMO ESPAÇO DISCURSIVO
Ana Margareth Steinmüller Pimentel
Orientador(a): Profª. Drª. Rossana Delmar de Lima Arcoverde
Data: Julho de 2017.
ENTRE LOBOS E BRUXAS: RECEPÇÃO DE NARRATIVAS DE ROSA AMANDA STRAUSZ
Orientador(a): Profª. Drª. Márcia Tavares Silva
Data: Julho de 2017.
POESIA, PERFORMANCE E RECEPÇÃO: UM JOGO DE RECUSA E SEDUÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR
Orientador(a): Profª. Drª. Naelza de Araújo Wanderley.
Data: Julho de 2017.
O ENUNCIADO DE ATIVIDADES ESCOLARES COMO GÊNERO TEXTUAL
Fabiene Araújo Xavier de Ataíde
Orientador(a): Profª Drª Denise Lino de Araújo
Data: Novembro de 2017.
O MARAVILHOSO DE ROWLING ENCONTRA-SE COM O FANTÁSTICO DE ROSA NA SALA DE AULA
Orientador(a): Profª. Drª. Naelza de Araújo Wanderley.
Data: Julho de 2017.
Lembrar Para Não Esquecer: Memória, História e Ficção em Aula de Língua Espanhola
José Veranildo Lopes da Costa Junior
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz.
Data: Novembro de 2017.
INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA
Orientador(a): Profª. Drª. Josilene Pinheiro-Mariz
Data: Julho de 2017.
DUAS TRADUÇÕES DE WAITING FOR GODOT PARA O BRASIL: O JOGO DO ABSURDO DE BECKETT DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS
Orientador(a): Profª. Drª. Sinara de Oliveira Branco
Data: Julho de 2017.
APRENDIZAGEM POR DESIGN: “MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO” DE ESTAGIÁRIAS DE UM CURSO DE LETRAS – LÍNGUA INGLESA
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa
Data: Julho de 2017.
GÊNEROS ARGUMENTATIVOS E O AGIR DOCENTE: (RE) CONFIGURANDO CONCEPÇÕES E PLANEJAMENTOS PARA O ENSINO DE ESCRITA LUCIANA
Orientador(a): Profª. Drª. Maria de Fátima Alves
Data: Julho de 2017.
L’AMOUR, LA FANTASIA, DE ASSIA DJEBAR: A LITERATURA EM AULA DE FLE COMO LUGAR DE RESISTÊNCIA FEMININA
Orientador(a): Profª. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz
Data: Julho de 2017.
O INGLÊS EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO: UMA CRÍTICA AOS EFEITOS DO DISCURSO NEOLIBERAL NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ILE NO BRASIL
Melina Ribeiro Rodrigues Cibalde
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antonio Margarido Costa.
Data: Julho de 2017.
DOIS IRMÃOS: VIVÊNCIAS DO ROMANCE EM SALA DE AULA
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Julho de 2017.
Americanah: A Literatura Africana no Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Orientador(a): Profª. Drª. Josilene Pinheiro Mariz
Data: Março de 2017.
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES EM BLOGS PEDAGÓGICOS
Orientador(a): Profª. Drª. Williany Miranda da Silva
Data: Julho de 2017.
MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rebeca de Jesus Monteiro Dias Moura
Orientador(a): Profº Drº Edmilson Luiz Rafael
Data: Novembro de 2017.
O USO DE GÊNERO MULTIMODAL PARA DIDATIZAÇÃO: PROPOSTA PARA LEITURA DE CATÁLOGO DE PRODUTOS
Orientador(a): Profª. Drª. Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
Data: Julho de 2017.
O TEXTO DRAMÁTICO E O FOLHETO DE CORDEL: A LITERATURA POPULAR EM SALA DE AULA
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Julho de 2017.