Dissertações de 2014
SETEMBRO
Tecendo Leitores e Leituras: A botija Em Sala de Aula
Ananília Meire Estevão da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Márcia Tavares Silva .
Data: Setembro de 2014.
O Discurso Sobre a Língua No Enem: Estratégias de Controle/Regulagem da Heterogeneidade
Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias.
Data: Setembro de 2014.
QUESTÕES DE LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PARALELO ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E O EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM
Anna Rafhaella de Lima Marenco
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa
Data: Setembro de 2014.
A LITERATURA DE CORDEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Arinélio Lacerda dos Santos Júnior
Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley.
Data: Setembro de 2014.
RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO MONOGRAFIA
Clara Regina Rodrigues de Souza
Orientador(a): Profa. Dra. Williany Miranda da Silva
Data: Setembro de 2014
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Claudia Janaina Galdino Farias
Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Alves
Data: Setembro de 2014
PRÁTICAS DE LEITURA DE MANGÁ ENTRE JOVENS LEITORES: INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo
Data: Setembro de 2014
DA TRADIÇÃO GRAMATICAL À PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: O SUBSTANTIVO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta Reinaldo
Data: Setembro de 2014
DAS LETRAS DE MÚSICA DE FORRÓ À LEITURA DAS NORMALISTAS: SUJEITO MULHER, IDENTIDADE E ESTEREÓTIPO
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Angélica de Oliveira
Data: Setembro de 2014
ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO
Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta Reinaldo
Data: Setembro de 2014
OS DISCURSOS SOBRE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: SUJEITO E INTERDISCURSO EM COMENTÁRIOS SOBRE O ECA
Orientador(a): Prof. Dr. Aloísio de Medeiros Dantas
Data: Setembro de 2014
SEMINÁRIOS ACADÊMICOS: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-DISCURSIVAS
Glenda Hilnara Meira Feliciano
Orientador(a): Profa. Dra. Williany Miranda da Silva
Data: Setembro 2014
TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE USOS NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde
Data: Setembro 2014
A POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO NO DISCURSO DOS PCN: ÉTICA, SUJEITO E ENSINO
Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias
Data: Setembro 2014
DA MARGEM PARA O CENTRO DA AULA: LEITURAS E DISCUSSÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM CONTOS DE MARIA VALÉRIA REZENDE
Mariana Nunes Ribeiro de Farias
Orientador(a): Profª. Drª. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega
Data: Setembro 2014
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LETRAMENTOS DIGITAIS: DO OFICIAL AO OLHAR DOCENTE
Marta Jordanna Queiroz Ouriques
Orientador(a): Profª Drª Rossana Delmar de Lima Arcoverde
Data: Setembro 2014
AGOSTO
A COR DO ÊXTASE: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM POEMAS DE MANOEL DE BARROS
Maria Jahynne Dantas dos Santos
Orientador(a): Profª. Drª. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega
Data: agosto 2014
ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO ORAL EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: O LIVRO DIDÁTICO E O PROFESSOR
Orientador(a): Profª. Drª. Neide de Fátima Cesar Cruz
Data: agosto 2014
JULHO
O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE CURRICULAR COMUM DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa
Data: Julho 2014
ABRIL
RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO PROVA
João Paulo dos Santos de Andrade
Orientador(a): Profa. Dra. Williany Miranda da Silva
Data: Abril 2014
QUE POESIA É ESSA: A RECEPÇÃO DE POEMAS DE PAULO LEMINSKI POR ESTUDANTES DE LETRAS
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Abril 2014
MARÇO
UM “EMBARGO” EM SALA DE AULA: LEITURA DE JOSÉ SARAMAGO NO ENSINO MÉDIO
Orientador(a): Profa. Dra. Márcia Tavares Silva
Data: Março de 2014.
O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DE LITERATURA
INGLESA E O CINEMA: MÉTODO E RECEPÇÃO
Orientador(a): Profa. Dra. Fernanda Aquino Sylvestre
Data: Março de 2014.
TEM PROFESSOR NA REDE: O USO DO FACEBOOK PARA O TRABALHO COM A LÍNGUA/LINGUAGEM
Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde
Data: Março de 2014.
FEVEREIRO
DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA ACADEMIA: INVESTIGAÇÃO LONGITUDINAL DO PERCURSO DE LICENCIANDOS EM LETRAS
Elisa Cristina Amorim Ferreira
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo
Data: Fevereiro de 2014.
DE CALÇA CURTA E CHINELA: A POESIA DE ANTONIO FRANCISCO NA SALA DE AULA
Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Fevereiro de 2014
O TEXTO LITERÁRIO EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
Isolda Alexandrina Silva Beserra
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz
Data: Fevereiro de 2014
ENSINO DE ESCRITA: A CARTA DE RECLAMAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Linaiara Santos Hermínio de Melo
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta G. de M. Reinaldo
Data: Fevereiro de 2014
A ABORDAGEM INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FLE: ENTRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O PARADIGMA REFLEXIVO
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz
Data: Fevereiro de 2014.
CINEMA E LITERATURA: A ADAPTAÇÃO FÍLMICA COMO SUPORTE À LEITURA LITERÁRIA EM CONTEXTO DE ENSINO DO FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Nyeberth Emanuel Pereira dos Santos
Orientador(a): Profª. Drª. Josilene Pinheiro-Mariz
Data: Fevereiro de 2014.
FUNCIONAMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS SOB O OLHAR DE AGENTES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pollyana Rodrigues Soares da Silveira
Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael
Data: Fevereiro de 2014
A TRAGÉDIA CLÁSSICA GREGA: UMA VIVÊNCIA COM A ANTÍGONA, DE SÓFOCLES, NA SALA DE AULA
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Fevereiro de 2014