Histórico

Sobre a Posle - História

Em 2002, foi criada a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (LEI Nº 10.419, de 9 de abril de 2002 – Presidência da República – Casa Civil – Subchefia para Assuntos Jurídicos), como desmembramento da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, esta instituída em âmbito Estadual em 1955 e federalizada em 1960 e da qual a atual UFCG fora Campus II até o ano de sua criação.

Em 1998, foi criada uma Área de Concentração, denominada Linguagem e Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPB, com sede no Campus I – João Pessoa, composta por cinco professores do Departamento de Letras (hoje, Unidade Acadêmica de Letras – UFCG) do referido Campus II-UFPB, na cidade de Campina Grande, sendo três com formação em Linguística e dois em Literatura Brasileira, movidos pelo interesse em instituir um espaço para produção de conhecimento sobre questões referentes a ensino de língua, materna e estrangeira, e de literatura. A referida Área funcionou até o ano de desmembramento das universidades, quando já contava com oito professores, realizando pesquisas, com orientação de Mestrado e de Iniciação Científica, cuja produção investigava objetos de estudo como ensino de leitura/produção textual/análise linguística na Educação Básica, formação de professores de língua materna (Português) e de língua estrangeira (Inglês, predominantemente, e Francês) e ensino de Literatura (especificamente, sobre leitura e recepção do texto literário nas práticas escolares da Educação Básica). A produção da Área se organizava, então, em duas linhas de pesquisa: Língua(gem) em contextos de ensino e Literatura e Ensino.

Com o desmembramento, em 2002, esse grupo de professores formulou e encaminhou à CAPES a proposta de criação de um Programa de Pós-Graduação, tendo em vista não apenas manter o espaço de produção específica já em andamento, mas também garantir para a região polarizada pela cidade de Campina Grande e para a nova universidade (UFCG) a formação em nível de pós-graduação stricto sensu. O Programa foi nomeado como Linguagem e Ensino, com uma área de concentração – Ensino-aprendizagem de língua e literatura – com duas linhas de pesquisa, migradas da antiga área do PPG Letras (UFPB): Língua(gem) em contexto de ensino e Literatura e Ensino. A primeira reunia os professores com formação especializada em língua materna (Português) e em língua estrangeira (Inglês, naquela época) e a segunda, os professores com formação em Literatura.

Após visitas e acompanhamento da CAPES, durante o ano de 2003, a proposta foi finalizada, resultando em sua aprovação e credenciamento pelo Comitê Técnico-Científico da CAPES, em reunião realizada em fevereiro de 2004, com início de suas atividades em agosto do mesmo ano.

Em funcionamento, então, o Colegiado iniciou credenciamento de professores-pesquisadores, principalmente, da própria UFCG, interessados em contribuir com a proposta do Programa, sem perder de vista a perspectiva de produzir conhecimento sobre ensino de língua e de literatura. O resultado foi o crescimento do número de professores, de diversas formações: Linguística, Linguística Aplicada, Estudos de Literatura e Ensino e Educação, com diferentes objetos de estudo: formação de professor (português – língua materna, inglês e francês – língua estrangeira), práticas de ensino de línguas e de literatura, leitura e ensino do texto literário, documentos oficiais e livros didáticos, oralidade e ensino, tradução, dentre outros. O crescimento do número de professores-pesquisadores especializados em língua estrangeira: de um, na antiga Área da UFPB, para quatro, sinalizou para o Colegiado a necessidade de criação de mais uma linha de pesquisa – Ensino de Línguas Estrangeiras, criada no ano de 2010.

Desde o início, a Proposta do grupo tem sido produzir conhecimento, a partir de diferentes e complementares formações teóricas, advindas da grande área Letras e Linguística e da Educação, tendo como identidade própria a formação de pesquisadores capazes de proporem compreensões e alternativas de enfrentamento e de resolução dos principais problemas, aqui tomados como científicos, relativos às práticas e à formação dos profissionais de ensino de línguas e de literatura, o que pode ser comprovado pela produção científica do Programa, ao longo de sua existência.

Desse modo, a estrutura acadêmico-científica do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, até o ano de 2016, organizou-se em uma Área de Concentração - Ensino-Aprendizagem de Língua e Literatura -, com três linhas de pesquisa: A primeira delas, "Língua(gem) em Contexto de Ensino de Português – Língua Materna" (antes chamada "Língua e interação em contexto de ensino"), abrange dois objetos: (1) o estudo da língua(gem), focalizando a natureza e/ou a descrição do fato linguístico/discursivo no contexto das práticas sociais; (2) o estudo do trabalho docente, focalizando a formação e a prática do professor e a construção de objeto(s) de ensino e de identidades. A segunda linha, Literatura e Ensino, fundamenta-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma de caráter sociológico, afinada com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados à literatura brasileira e outra inspirada na estética da recepção e nos estudos sobre metodologia do ensino de literatura. A terceira linha, Ensino de Línguas Estrangeiras, investiga temas relacionados à análise linguística, tradução e questões culturais, bem como tradução intersemiótica, estudos interculturais na relação língua e literatura, discursividade, identidade e formação de professor.

Após visitas e acompanhamento de Comissão da CAPES, durante o ano de 2015, surgiu a necessidade de uma reestruturação do Programa, envolvendo área de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas. A Comissão sinalizou algumas modificações para que houvesse uma melhoria com relação aos índices de produtividade e articulação entre os produtos desenvolvidos como dissertações, artigos e projetos. De posse dos comentários atribuídos aos indicadores, foi formada uma comissão interna com membros do Programa, para sistematizar alguns aspectos que deveriam ser redimensionados. Todo o propósito do trabalho norteou-se com vistas a atingir um resultado mais positivo e adequado, proporcionando uma maior visibilidade do Programa.

Em princípio, os aspectos a serem modificados surgiram a partir da compreensão do Programa em seu estado atual (2004-2016), período de vigência, no que tange à organização estrutural, rol de disciplinas, projetos desenvolvidos pelos docentes, dissertações defendidas e regulamentos espelhados na página da web, conforme pode se verificar através do link: [1]