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'''Williany Miranda da Silva:''' Orienta trabalhos em Linguística Aplicada, enfatizando materiais didáticos utilizados para a divulgação de produção escrita e oral em ambientes da web. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa que estabelece relação entre o ensino de leitura e de escrita e a tecnologia digital. | '''Williany Miranda da Silva:''' Orienta trabalhos em Linguística Aplicada, enfatizando materiais didáticos utilizados para a divulgação de produção escrita e oral em ambientes da web. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa que estabelece relação entre o ensino de leitura e de escrita e a tecnologia digital. | ||
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Edição das 14h41min de 26 de julho de 2017
Pesquisas Desenvolvidas na Posle
Índice
ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES
As pesquisas derivadas dessa linha fundamentam-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados ao texto literário em língua materna ou estrangeira (traduzida ou não) e outra aos estudos sobre metodologia do ensino das literaturas. A primeira vertente orienta a análise e a interpretação produzidas a partir da interação entre a tradição da crítica literária e as práticas pedagógicas vivenciadas nos espaços escolares e a segunda pretende contribuir para a formação de leitores do texto literário com possibilidade de mudança de seus horizontes de expectativa.
José Hélder Pinheiro: Orienta trabalhos voltados para as relações entre Literatura e Ensino, com maior ênfase na recepção do poema. Desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura de Cordel no PNBE e sobre a abordagem dos gêneros literários em contexto de ensino.
Maria Marta Nóbrega: Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.
Naelza Wanderley: Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
PRÁTICAS LEITORAS E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS
Essa linha de pesquisa apresenta como objeto o estudo das práticas de simbolização e ampliação da linguagem literária através dos processos de atualização e reatualização de textos literários. Fundamenta-se nos pressupostos da Crítica, apoiando-se nos Estudos de Cultura, nos modelos de análise de imagens verbais e não verbais e nos métodos de análise textual. A linha congrega investigações acerca das formas de produção e circulação da obra literária e suas práticas de leitura e de retextualização registro de gêneros literários em diversas realizações verbais e visuais.
Josilene Pinheiro-Mariz: Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.
Márcia Tavares: Orienta trabalhos inseridos no campo da Literatura Infantil e Juvenil em suas relações de criação, produção e recepção, especificamente de textos narrativos. Tem interesse nos estudos sobre documentos parametrizadores, suportes e ilustrações do livro infantil e sobre o ensino de literatura nos níveis de ensino infantil e fundamental. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a representação social da infância em narrativas infanto-juvenis em acervos do PNBE.
Maria Marta Nóbrega: Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.
Naelza Wanderley: Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Esta linha investiga questões relativas a fenômenos linguísticos vinculados ao ensino de línguas bem como questões relativas aos processos e percursos de formação docente para o ensino de língua materna ou estrangeira. Interessa-se por temas referentes a transposição didática, materiais didáticos, sujeitos e contextos de ensino, identidade, saberes, trabalho e profissionalidade. Do ponto de vista teórico, esta linha relaciona-se aos estudos em Linguística Aplicada vinculados a outros campos de saber cuja contribuição subsidie investigações sobre as práticas de linguagem implicadas nos objetos focalizados.
Denise Lino de Araújo: Orienta trabalhos inscritos no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse no estudo da Transposição Didática, interna, em sala de aula, e externa, em documentos parametrizadores, ambas voltadas para o ensino de português como língua materna no ensino médio. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Transposição Didática e Representação Social sobre de Ensino de Língua Portuguesa na Base Nacional Curricular Comum.
Edmilson Luiz Rafael: Orienta pesquisas no campo da Linguística Aplicada, com foco nas práticas escolares de ensino e de formação do professor de português, tendo como direção teórica predominante a compreensão de prática de um ponto de vista sociológico. Por isso, são de interesse investigações dos modos de (re)construção das práticas escolares por meio da mobilização de conhecimentos e instrumentos didáticos.
Josilene Pinheiro-Mariz: Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.
Marco Antônio Costa: Orienta pesquisas em Análise de Discurso e em Linguística Aplicada, especialmente, na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa e Formação de Professores de Língua Inglesa. Atualmente, possui interesse em pesquisas voltadas para a contribuição das teorias de letramentos (letramento crítico, multiletramentos, multimodalidade e letramento digital) na formação de docentes de língua inglesa e no desenvolvimento de novas epistemologias e metodologias decorrentes de tais teorias.
Maria Augusta Reinaldo: Orienta trabalhos situados no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse nas relações entre atividades didáticas, enfoques de gênero que lhes dão sustentaçãoe implicações para o exercício docente de língua materna. A pesquisa atual se volta para a didatização de gêneros, mais especificamente para as relações entre a elaboração de instrumentos didáticos e a oferta de conteúdos dos eixos de ensino de Língua Portuguesa.
Maria de Fátima Alves: Orienta trabalhos inscritos no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse na relação gêneros textuais e ensino de língua portuguesa, gêneros e práticas de letramento. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre gêneros textuais: perspectivas teóricas e instrumentos didáticos, com foco na formação e atuação docente.
Williany Miranda da Silva: Orienta trabalhos em Linguística Aplicada, enfatizando materiais didáticos utilizados para a divulgação de produção escrita e oral em ambientes da web. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa que estabelece relação entre o ensino de leitura e de escrita e a tecnologia digital.