Mudanças entre as edições de "Pesquisa"

(ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES)
(Literatura e Ensino)
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'''Naelza Wanderley:''' Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
 
'''Naelza Wanderley:''' Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
  
===Literatura e Ensino===
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===PRÁTICAS LEITORAS E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS===
  
Fundamenta-se, do ponto de vista teórico, em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino. A primeira pretende orientar a análise e a interpretação produzidas a partir de diferentes orientações da tradição crítica. A segunda vertente, inspirada na estética da recepção e nos estudos sobre metodologia do ensino de literatura, pretende contribuir para a formação de leitores do texto literário, a partir de práticas pedagógicas vivenciadas por alunos e professores que, efetivamente,
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Essa linha de pesquisa apresenta como objeto o estudo das práticas de simbolização e ampliação da linguagem literária através dos processos de atualização e reatualização de textos literários. Fundamenta-se nos
vivem o cotidiano da escola e se preocupam com a sua qualidade. Busca-se, portanto, aliar reflexão crítica tanto sobre as obras literárias quanto sobre procedimentos metodológicos adequados à prática de ensino de literatura. As descrições das pesquisas dos orientadores vinculados a esta linha são:
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pressupostos da Crítica, apoiando-se nos Estudos de Cultura, nos modelos de análise de imagens verbais e não verbais e nos métodos de análise textual. A linha congrega investigações acerca das formas de produção e circulação da obra literária e suas práticas de leitura e de retextualização registro de gêneros literários em diversas realizações verbais e visuais.
  
'''José Hélder Pinheiro:''' Orienta trabalhos voltados para as relações entre Literatura e Ensino, com maior ênfase na recepção do poema. Desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura de Cordel no PNBE e sobre a abordagem dos gêneros literários em contexto de ensino.
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'''Josilene Pinheiro-Mariz:''' Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.
  
'''Maria Marta Nóbrega:''' Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.
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'''Márcia Tavares:''' Orienta trabalhos inseridos no campo da Literatura Infantil e Juvenil em suas relações de criação, produção e recepção, especificamente de textos narrativos. Tem interesse nos estudos sobre documentos parametrizadores, suportes e ilustrações do livro infantil e sobre o ensino de literatura nos níveis de ensino infantil e fundamental. Atualmente desenvolve
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pesquisa sobre a representação social da infância em narrativas infanto-juvenis em acervos do PNBE.
  
'''Márcia Tavares:''' Orienta trabalhos inseridos no campo da Literatura Infantil e Juvenil em suas relações de criação, produção e recepção, especificamente de textos narrativos. Tem interesse nos estudos sobre documentos parametrizadores, suportes e ilustrações do livro infantil e sobre o ensino de literatura nos níveis de ensino infantil e fundamental. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a representação social da infância em narrativas infantojuvenis em acervos do PNBE.
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'''Maria Marta Nóbrega:''' Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e
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sua recepção em situação de escolarização.
  
 
'''Naelza Wanderley:''' Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
 
'''Naelza Wanderley:''' Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.

Edição das 14h35min de 26 de julho de 2017

Pesquisas Desenvolvidas na Posle


ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

As pesquisas derivadas dessa linha fundamentam-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados ao texto literário em língua materna ou estrangeira (traduzida ou não) e outra aos estudos sobre metodologia do ensino das literaturas. A primeira vertente orienta a análise e a interpretação produzidas a partir da interação entre a tradição da crítica literária e as práticas pedagógicas vivenciadas nos espaços escolares e a segunda pretende contribuir para a formação de leitores do texto literário com possibilidade de mudança de seus horizontes de expectativa.

José Hélder Pinheiro: Orienta trabalhos voltados para as relações entre Literatura e Ensino, com maior ênfase na recepção do poema. Desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura de Cordel no PNBE e sobre a abordagem dos gêneros literários em contexto de ensino.​

Maria Marta Nóbrega: Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.

Naelza Wanderley: Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.

PRÁTICAS LEITORAS E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS

Essa linha de pesquisa apresenta como objeto o estudo das práticas de simbolização e ampliação da linguagem literária através dos processos de atualização e reatualização de textos literários. Fundamenta-se nos pressupostos da Crítica, apoiando-se nos Estudos de Cultura, nos modelos de análise de imagens verbais e não verbais e nos métodos de análise textual. A linha congrega investigações acerca das formas de produção e circulação da obra literária e suas práticas de leitura e de retextualização registro de gêneros literários em diversas realizações verbais e visuais.

Josilene Pinheiro-Mariz: Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.

Márcia Tavares: Orienta trabalhos inseridos no campo da Literatura Infantil e Juvenil em suas relações de criação, produção e recepção, especificamente de textos narrativos. Tem interesse nos estudos sobre documentos parametrizadores, suportes e ilustrações do livro infantil e sobre o ensino de literatura nos níveis de ensino infantil e fundamental. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a representação social da infância em narrativas infanto-juvenis em acervos do PNBE.

Maria Marta Nóbrega: Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.

Naelza Wanderley: Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.

Ensino de Línguas Estrangeiras

Esta linha investiga temas relacionados à apropriação da compreensão/produção oral/escrita, análise linguística, tradução (i) no ensino/aprendizagem de línguas; e (ii) em aspectos de representação cultural e ensino de tradução, inglês como língua franca, estudos interculturais na relação língua e literatura, discursividade, identidade, formação de professor, documentos educacionais, elaboração de material didático. As descrições das pesquisas dos orientadores vinculados a esta linha são:

Josilene Pinheiro-Mariz: Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.

Marco Antônio Costa: Orienta pesquisas em Análise de Discurso e em Linguística Aplicada, especialmente, na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa e Formação de Professores de Língua Inglesa. Atualmente, possui interesse em pesquisas voltadas para a contribuição das teorias de letramentos (letramento crítico, multiletramentos, multimodalidade e letramento digital) na formação de docentes de língua inglesa e no desenvolvimento de novas epistemologias e metodologias decorrentes de tais teorias.

Sinara de Oliveira Branco: Orienta trabalhos inscritos no campo dos Estudos da Tradução. Tem interesse nas relações entre Tradução e Cultura; Tradução Intersemiótica e Cinema. A pesquisa atual se insere no campo dos Estudos da Tradução, da Representação Cultural e da Semiótica, especialmente na tradução de multimídia. Pesquisa aplicada, selecionada em atendimento à chamada para financiamento com recursos do Fundo de Reserva da Lei de Informática - Edital UFCG/CEEI - PaqTcPB N° 001/2016. O projeto pretende contribuir em áreas diversas dos estudos linguísticos, tradutórios e culturais, ampliando o conhecimento e a aplicação da tecnologia da informação, a partir do uso de Processamento Digital da Imagem e de Inteligência Artificial para captar e analisar imagens e expressões faciais e corporais de personagens, com o intuito de selecionar o que deve ser usado em legendas ou o que deve ser interpretado intersemioticamente, a partir de planos e de cenas, contribuindo para a inovação em projeto na área da Semiótica e dos Estudos da Tradução.