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(ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE)
(ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE)
 
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===ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES===
 
===ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES===
  
As pesquisas derivadas dessa linha fundamentam-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados ao texto literário em língua materna ou estrangeira (traduzida ou não) e outra aos estudos sobre metodologia do
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As pesquisas derivadas dessa linha fundamentam-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados ao texto literário em língua materna ou estrangeira (traduzida ou não) e outra aos estudos sobre metodologia do ensino das literaturas. A primeira vertente orienta a análise e a interpretação produzidas a partir da interação entre a tradição da crítica literária e as práticas pedagógicas vivenciadas nos espaços escolares e a segunda pretende contribuir para a formação de leitores do texto literário com possibilidade de mudança de seus horizontes de expectativa.
ensino das literaturas. A primeira vertente orienta a análise e a interpretação produzidas a partir da interação entre a tradição da crítica literária e as práticas pedagógicas vivenciadas nos espaços escolares e a segunda pretende contribuir para a formação de leitores do texto literário com possibilidade de mudança de seus horizontes de expectativa.
 
  
 
'''Isis Milreu:''' É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Coordenadora do Curso de Letras-Espanhol da mencionada universidade. Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.
 
'''Isis Milreu:''' É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Coordenadora do Curso de Letras-Espanhol da mencionada universidade. Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.
  
'''José Edilson Amorim:''' Orienta trabalhos nas áreas de narrativa de ficção e ensino; narrativa, história e ensino; narrativa regional e ensino, buscando contribuir: a) para a melhoria do ensino de literatura na escola; b) para a formação de leitores proficientes em literatura brasileira.
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'''José Edilson Amorim:''' Orienta trabalhos nas áreas de narrativa de ficção e ensino; narrativa, história e ensino; narrativa regional e ensino, buscando contribuir: a) para a melhoria do ensino de literatura na escola; b) para a formação de leitores proficientes em literatura brasileira.
  
 
'''José Hélder Pinheiro:''' Orienta trabalhos voltados para as relações entre Literatura e Ensino, com maior ênfase na recepção do poema. Desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura de Cordel no PNBE e sobre a abordagem dos gêneros literários em contexto de ensino.​
 
'''José Hélder Pinheiro:''' Orienta trabalhos voltados para as relações entre Literatura e Ensino, com maior ênfase na recepção do poema. Desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura de Cordel no PNBE e sobre a abordagem dos gêneros literários em contexto de ensino.​
  
'''Maria Marta Nóbrega:''' Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e
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'''Josilene Pinheiro-Mariz:''' Enfocamos o ensino de literatura no âmbito do ensino/aprendizagem de línguas-culturas "outras", (línguas de acolhimento, língua adicional, língua de herança, português para falantes de outras línguas), desde que mediada pela leitura literária, entendida aqui como um espaço de partilhas e descobertas. Nesse âmbito, investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transculturais, transterritoriais/ transnacionais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens. Quando da leitura de obras literárias para abordagem em sala de aula, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas, em uma perspectiva de Sul Global e também as abordagens plurais no ensino de línguas e suas literaturas.
sua recepção em situação de escolarização.
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'''Maria Marta Nóbrega:''' Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.
  
 
'''Naelza Wanderley:''' Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
 
'''Naelza Wanderley:''' Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
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===PRÁTICAS LEITORAS E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS===
 
===PRÁTICAS LEITORAS E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS===
  
Essa linha de pesquisa apresenta como objeto o estudo das práticas de simbolização e ampliação da linguagem literária através dos processos de atualização e reatualização de textos literários. Fundamenta-se nos
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Essa linha de pesquisa apresenta como objeto o estudo das práticas de simbolização e ampliação da linguagem literária através dos processos de atualização e reatualização de textos literários. Fundamenta-se nos pressupostos da Crítica, apoiando-se nos Estudos de Cultura, nos modelos de análise de imagens verbais e não verbais e nos métodos de análise textual. A linha congrega investigações acerca das formas de produção e circulação da obra literária e suas práticas de leitura e de retextualização registro de gêneros literários em diversas realizações verbais e visuais.
pressupostos da Crítica, apoiando-se nos Estudos de Cultura, nos modelos de análise de imagens verbais e não verbais e nos métodos de análise textual. A linha congrega investigações acerca das formas de produção e circulação da obra literária e suas práticas de leitura e de retextualização registro de gêneros literários em diversas realizações verbais e visuais.
 
  
 
'''Isis Milreu:''' É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Coordenadora do Curso de Letras-Espanhol da mencionada universidade. Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.
 
'''Isis Milreu:''' É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Coordenadora do Curso de Letras-Espanhol da mencionada universidade. Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.
  
'''Josilene Pinheiro-Mariz:''' Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.
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'''Josilene Pinheiro-Mariz:''' As nossas investigações analisam a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.), seja em língua francesa, em portuguesa ou ainda pensando-se em L2 (línguas estrangeiras, adicionais, de acolhimento, de herança etc). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.
  
'''Márcia Tavares:''' Orienta trabalhos inseridos no campo da Literatura Infantil e Juvenil em suas relações de criação, produção e recepção, especificamente de textos narrativos. Tem interesse nos estudos sobre documentos parametrizadores, suportes e ilustrações do livro infantil e sobre o ensino de literatura nos níveis de ensino infantil e fundamental. Atualmente desenvolve
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'''Márcia Tavares:''' Orienta trabalhos inseridos no campo da Literatura Infantil e Juvenil em suas relações de criação, produção e recepção, especificamente de textos narrativos. Tem interesse nos estudos sobre documentos parametrizadores, materialidades e imagens do livro para criança e sobre o ensino de literatura nos níveis de ensino infantil e fundamental. Desenvolve ainda pesquisas em torno do eixo estético e temático de construção de histórias em quadrinhos, no âmbito da literatura comparada e dos meios digitais de difusão de práticas leitoras.
pesquisa sobre a representação social da infância em narrativas infanto-juvenis em acervos do PNBE.
 
  
'''Maria Marta Nóbrega:''' Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e
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'''Maria Marta Nóbrega:''' Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.
sua recepção em situação de escolarização.
 
  
 
'''Naelza Wanderley:''' Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
 
'''Naelza Wanderley:''' Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.
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===ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE===
 
===ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE===
  
Esta linha investiga questões relativas a fenômenos linguísticos vinculados ao ensino de línguas bem como questões relativas aos processos e percursos de formação docente para o ensino de língua materna ou estrangeira.
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Esta linha investiga questões relativas a fenômenos linguísticos vinculados ao ensino de línguas bem como questões relativas aos processos e percursos de formação docente para o ensino de língua materna ou estrangeira. Interessa-se por temas referentes a transposição didática, materiais didáticos, sujeitos e contextos de ensino, identidade, saberes, trabalho e profissionalidade. Do ponto de vista teórico, esta linha relaciona-se aos estudos em Linguística Aplicada vinculados a outros campos de saber cuja contribuição subsidie investigações sobre as práticas de linguagem implicadas nos objetos focalizados.
Interessa-se por temas referentes a transposição didática, materiais didáticos, sujeitos e contextos de ensino, identidade, saberes, trabalho e profissionalidade. Do ponto de vista teórico, esta linha relaciona-se aos estudos em Linguística Aplicada vinculados a outros campos de saber cuja contribuição subsidie investigações sobre as práticas de linguagem implicadas nos objetos focalizados.
 
  
'''Denise Lino de Araújo:''' Orienta trabalhos inscritos no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse no estudo da Transposição Didática, interna, em sala de aula, e externa, em documentos parametrizadores, ambas voltadas para o ensino de português como língua materna no ensino médio. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Transposição Didática e Representação Social sobre de Ensino de Língua Portuguesa na Base Nacional Curricular Comum.
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'''Denise Lino de Araújo:''' Orienta trabalhos inscritos no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse em estudossobre formação docente, currículo prescrito, oculto e/ou em ação na educação básica e sobre o ensino remoto de português como língua materna. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Transposição Didática e Representação Social sobre de Ensino de Língua Portuguesa na Base Nacional Curricular Comum.
  
'''Edmilson Luiz Rafael:''' Orienta pesquisas no campo da Linguística Aplicada, com foco nas práticas escolares de ensino e de formação do professor de português, tendo como direção teórica predominante a compreensão de prática de um ponto de vista sociológico. Por isso, são de interesse investigações dos modos de (re)construção das práticas escolares por meio da
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'''Edmilson Luiz Rafael:''' Orienta pesquisas no campo da Linguística Aplicada, com foco nas práticas escolares de ensino e de formação do professor de português, tendo como direção teórica predominante a compreensão de prática de um ponto de vista sociológico. Por isso, são de interesse investigações dos modos de (re)construção das práticas escolares por meio da mobilização de conhecimentos e instrumentos didáticos.
mobilização de conhecimentos e instrumentos didáticos.
 
  
'''Eliete Correia dos Santos:''' Atua principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, transposição didática, letramento. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia..
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'''Eliete Correia dos Santos:''' Atua principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, transposição didática, letramento. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.
  
'''Elizabeth Maria da Silva:''' Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto II da UFCG e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em leitura e produção de textos, desenvolvendo trabalhos principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita acadêmica, gêneros acadêmicos, letramentos acadêmicos e ensino.
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'''Fábio Marques de Souza:''' Desenvolve e orienta pesquisas dedicadas à compreensão e potencialização do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais pelo viés da Linguística Aplicada (In)disciplinar. Orienta também pesquisas qualitativas de cunho etnográfico que visem compreender e potencializar o papel da mediação, com o auxílio de diferentes tecnologias (cinema, diversas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação, dentre outras), do processo de ensino-aprendizagem e/ou da formação (inicial e continuada) de professores (preferencialmente, mas não exclusivamente) de línguas estrangeiras/adicionais para os letramentos múltiplos, bem como o estudo a respeito das crenças que permeiam este processo.
  
'''Fábio Marques de Souza:''' Desenvolve e orienta pesquisas dedicadas à compreensão e potencialização do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais pelo viés da Linguística Aplicada (In)disciplinar. Orienta também pesquisas qualitativas de cunho etnográfico que visem compreender e potencializar o papel da
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'''Laura Dourado Loula Régis: ''' Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING). É professora adjunta na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenadora do Projeto de Pesquisa (Re)significação da prática docente a partir das metodologias ativas, com ênfase no desenvolvimento de novas práticas metodológicas de aprendizagem.
mediação, com o auxílio de diferentes tecnologias (cinema, diversas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação, dentre outras), do processo de ensino-aprendizagem e/ou da formação (inicial e continuada) de professores (preferencialmente, mas não exclusivamente) de línguas  estrangeiras/adicionais para os letramentos múltiplos, bem como o estudo a respeito das crenças que permeiam este processo.
 
  
'''Josilene Pinheiro-Mariz:''' Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.
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'''José Herbertt Neves Florencio: ''' No campo aplicado, orienta pesquisas documentais voltadas para o ensino da língua portuguesa com centralidade no texto, com atenção especial nos eixos de análise linguística e produção escrita. No campo teórico, orienta pesquisas com descrição do português a partir do funcionamento textual-interativo dos domínios discursivos e com a análise de concepções de linguagem e língua em corpora diacrônicos. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o ensino do léxico em documentos oficiais e materiais didáticos.
 
 
'''José Herbertt Neves Florencio:''' Herbertt Neves é doutor em Letras (Linguística) pela UFPE, mestre em Letras (Linguística) pela UFPE e graduado em Letras - Licenciatura (Línguas Portuguesa e Francesa e respectivas literaturas) e Bacharelado (Tradução e pesquisa em Língua Francesa) pela mesma universidade. É professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi professor substituto de Língua Portuguesa da UFPE entre 2013 e 2015. Tem ainda experiência no Ensino Fundamental e Médio como coordenador de área e professor, tendo atuado também na área de Pré-vestibular e preparatórios, com as disciplinas de Língua Portuguesa (Interpretação de Textos, Gramática e Redação) e Literatura. Também atua como revisor de textos e avaliador de redações em processos seletivos. Tem interesse por pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, especialmente nas áreas de Gramática, Morfossintaxe, História da Língua, Lexicologia, Linguística de Texto e Ensino de Português. É pesquisador do Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional (NAPE-UFPE) e vice-coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Interação (GELI-UFPE). Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).
 
  
 
'''Manassés de Morais Xavier:''' Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formações inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e de comunicadores sociais, discursos, tecnologias digitais e práticas educativas/educomunicativas, leitura, escrita, análise linguística, redes sociais e gêneros jornalísticos e/ou midiáticos em contextos e meios específicos de circulação e de interação discursiva.
 
'''Manassés de Morais Xavier:''' Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formações inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e de comunicadores sociais, discursos, tecnologias digitais e práticas educativas/educomunicativas, leitura, escrita, análise linguística, redes sociais e gêneros jornalísticos e/ou midiáticos em contextos e meios específicos de circulação e de interação discursiva.
  
'''Marco Antônio Costa:''' Orienta pesquisas em Análise de Discurso e em Linguística Aplicada, especialmente, na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa e Formação de Professores de Língua Inglesa. Atualmente, possui interesse em pesquisas voltadas para a contribuição das teorias de letramentos (letramento crítico, multiletramentos, multimodalidade e letramento digital) na formação de docentes de língua inglesa e no desenvolvimento de novas epistemologias e metodologias decorrentes de tais teorias.
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'''Maria Augusta Reinaldo:''' Orienta trabalhos situados no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse nas relações entre atividades didáticas, enfoques de gênero que lhes dão sustentação, suas implicações para a formação e  o agir do docente de língua materna. A pesquisa atual se volta para a didatização de gêneros   do campo científico que circulam no Ensino Fundamental. Investiga  mais especificamente   instrumentos didáticos que contemplem  as práticas de linguagem relacionadas com a divulgação científica  e sua exploração nos objetos de conhecimento  dos eixos de ensino de Língua Portuguesa.
 
 
'''Maria Augusta Reinaldo:''' Orienta trabalhos situados no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse nas relações entre atividades didáticas, enfoques de gênero que lhes dão sustentaçãoe implicações para o exercício docente de língua materna. A pesquisa atual se volta para a didatização de gêneros, mais especificamente para as relações entre a elaboração de
 
instrumentos didáticos e a oferta de conteúdos dos eixos de ensino de Língua Portuguesa.
 
 
 
'''Maria de Fátima Alves:''' Orienta trabalhos inscritos no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse na relação gêneros textuais e ensino de língua portuguesa, gêneros e práticas de letramento. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre gêneros textuais: perspectivas teóricas e instrumentos didáticos, com foco na formação e atuação docente.
 
  
 
'''Williany Miranda da Silva:''' Orienta trabalhos em Linguística Aplicada, enfatizando materiais didáticos utilizados para a divulgação de produção escrita e oral em ambientes da web. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa que estabelece relação entre o ensino de leitura e de escrita e a tecnologia digital.
 
'''Williany Miranda da Silva:''' Orienta trabalhos em Linguística Aplicada, enfatizando materiais didáticos utilizados para a divulgação de produção escrita e oral em ambientes da web. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa que estabelece relação entre o ensino de leitura e de escrita e a tecnologia digital.
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A linha tem como objetivo investigar as práticas de linguagem em contextos sociais, históricos e culturais diversos, focalizando, principalmente, as relações entre linguagem e cultura, linguagem e discurso e linguagem e tradução. As práticas de linguagem são pensadas enquanto processos simbólicos de constituição e representação de sujeitos e sentidos, de construção e reconstrução de identidades e memórias, considerando a multiplicidade das linguagens e das línguas e suas diferentes materialidades. Teoricamente a linha se apoia em pressupostos dos campos dos Estudos do Discurso, da Tradução e da Cultura.
 
A linha tem como objetivo investigar as práticas de linguagem em contextos sociais, históricos e culturais diversos, focalizando, principalmente, as relações entre linguagem e cultura, linguagem e discurso e linguagem e tradução. As práticas de linguagem são pensadas enquanto processos simbólicos de constituição e representação de sujeitos e sentidos, de construção e reconstrução de identidades e memórias, considerando a multiplicidade das linguagens e das línguas e suas diferentes materialidades. Teoricamente a linha se apoia em pressupostos dos campos dos Estudos do Discurso, da Tradução e da Cultura.
  
'''Edmilson Luiz Rafael:''' Orienta pesquisas no campo da Linguística Aplicada, com foco nas práticas escolares de ensino e de formação do professor de português, tendo como direção teórica predominante a compreensão de prática de um ponto de vista sociológico. Por isso, são de interesse investigações dos modos de (re)construção das práticas escolares por meio da
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'''Fábio Marques de Souza:''' Desenvolve o projeto - NAS TRILHAS DO DISCURSO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA (2019 – 2022)  Este projeto de pesquisa visa contribuir com o desenvolvimento de possíveis interpretações da Política Externa Brasileira a partir da análise das construções discursivas do Governo Bolsonaro (2019-2022). Por compartilhar a perspectiva de linguagem como um dispositivo que permite o entendimento de fatos sociais, articula os Estudos Linguísticos aos da Ciência Política e das Relações Internacionais como forma de potencializar a compreensão dos sentidos constituídos, pelo Brasil, no cenário internacional contemporâneo. Apresenta como objetivo geral traçar possíveis trajetos compreensíveis de como determinadas construções discursivas, da Política Externa Brasileira, durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), tornam-se concebíveis e consideradas possíveis e válidas. A partir desta meta, se desdobra como pergunta de pesquisa: “Quais as condições de emergência e permanência dos discursos da política externa brasileira no período de 2019 a 2022?”, que se formaliza nos objetivos específicos: i) selecionar cenas representativas do Discurso da Política Externa brasileira e; ii) analisar, nessas cenas selecionadas, as materialidades linguísticas e suas exterioridades (condições de produção).
mobilização de conhecimentos e instrumentos didáticos.
 
  
 
'''Manassés de Morais Xavier:''' Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formações inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e de comunicadores sociais, discursos, tecnologias digitais e práticas educativas/educomunicativas, leitura, escrita, análise linguística, redes sociais e gêneros jornalísticos e/ou midiáticos em contextos e meios específicos de circulação e de interação discursiva.
 
'''Manassés de Morais Xavier:''' Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formações inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e de comunicadores sociais, discursos, tecnologias digitais e práticas educativas/educomunicativas, leitura, escrita, análise linguística, redes sociais e gêneros jornalísticos e/ou midiáticos em contextos e meios específicos de circulação e de interação discursiva.
  
'''Marco Antônio Costa:''' Orienta pesquisas em Análise de Discurso e em Linguística Aplicada, especialmente, na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa e Formação de Professores de Língua Inglesa. Atualmente, possui interesse em pesquisas voltadas para a contribuição das teorias de letramentos (letramento crítico, multiletramentos, multimodalidade e letramento digital) na formação de docentes de língua inglesa e no desenvolvimento de novas epistemologias e metodologias decorrentes de tais teorias.
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'''Maria Hozanete Alves de Lima:'''Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2003). Realizou pós-doutorado, com apoio da CAPES - bolsista sênior - no Institut de Textes et ManuscritsModernes (ITEM-ENS-CNRS/Paris-França) - 2014. Atualmente, é professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e colaborada do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.  Áreas de interesse: História das Ideias Linguísticas, Estudos do Texto e dos discursos. Estudos de tradução, com ênfase em tradução colaborativa no espaço escolar. Processo de escritura.
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'''José Herbertt Neves Florencio:''' No campo aplicado, orienta pesquisas documentais voltadas para o ensino da língua portuguesa com centralidade no texto, com atenção especial nos eixos de análise linguística e produção escrita. No campo teórico, orienta pesquisas com descrição do português a partir do funcionamento textual-interativo dos domínios discursivos e com a análise de concepções de linguagem e língua em corpora diacrônicos. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a descrição do sistema lexical do português e sobre a visão da Linguística ou de outras áreas do conhecimento para o léxico brasileiro.
  
'''Maria Angélica de Oliveira:''' Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, em Língua Francesa e em Análise de Discurso.
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'''Maria Angélica de Oliveira:''' Orienta pesquisas que se filiem no campo dos Estudos do Discurso, dos Estudos Culturais e/ou da Ecologia dos Saberes. Tem interesse na investigação de práticas de linguagem que busquem problematizar e combater a invisibilidade do lugar histórico dos sujeitos não-brancos e de seus respectivos saberes, no plano do real ou da ficcionalidade. Seu projeto atual visa questionar as vontades de verdade da visão monocromática e ocidentalocêntrica de nossa formação social que justifica e perpetua práticas intolerantes e violentas.
  
'''Sinara de Oliveira Branco:''' Orienta trabalhos inscritos no campo dos Estudos da Tradução. Tem interesse nas relações entre Tradução e Cultura; Tradução Intersemiótica e Cinema. A pesquisa atual se insere no campo dos Estudos da Tradução, da Representação Cultural e da Semiótica, especialmente na tradução de multimídia. Pesquisa aplicada, selecionada em atendimento à chamada para financiamento com recursos do Fundo de Reserva da Lei de Informática - Edital UFCG/CEEI - PaqTcPB N° 001/2016. O projeto pretende contribuir em áreas diversas dos estudos linguísticos, tradutórios e culturais, ampliando o conhecimento e a aplicação da tecnologia da informação, a partir do uso de Processamento Digital da Imagem e de Inteligência Artificial para captar e analisar imagens e expressões faciais e corporais de personagens, com o intuito de selecionar o que deve ser usado em legendas ou o que deve ser interpretado intersemioticamente, a partir de planos e de cenas, contribuindo para a inovação em projeto na
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'''Sinara de Oliveira Branco:''' Orienta pesquisas em nível de mestrado e de doutorado na área dos Estudos da Tradução. Tem interesse nas relações entre Tradução Intersemiótica e Audiovisual; Tradução e Tecnologia; Tradução e Cognição; Formação de Tradutores. A pesquisa atual se insere no campo dos Estudos da Tradução envolvendo o audiovisual, a intersemiótica e a formação de tradutores; a Tecnologia da Informação e o Processamento Digital de Imagens. O projeto ‘Tradução em Contexto Tecnológico e de Didática de Tradução’ pretende contribuir em áreas diversas dos estudos linguísticos, tradutórios e culturais, utilizando a tecnologia da informação para desenvolver um estudo aplicado de construção de corpora multimodais para análise de produções audiovisuais e de obras literárias com o auxílio do processamento digital de imagens e do estudo sobre narrativa fílmica, intersemiótica e emoções humanas.
área da Semiótica e dos Estudos da Tradução.
 
  
'''Washington Farias:''' Orienta trabalhos inscritos no campo dos Estudos do Discurso, em especial a AD francesa e brasileira (Pêcheux, Orlandi). Tem interesse nas relações entre discurso e ensino, discurso, memória e identidade, discurso, lingua(gem) e política. Atualmente desenvolve
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'''Washington Farias:''' Orienta trabalhos inscritos no campo dos Estudos do Discurso, em especial na vertente pecheutiana. Tem interesse nas relações entre discurso, educação, ensino, memória e identidade. Seu projeto atual focaliza questões relacionadas às formas representação/constituição discursiva do sujeito brasileiro contemporâneo nos campos da política, da educação e das mídias.
projeto sobre a constituição do saber sobre a língua e seu ensino no Brasil, tendo os instrumentos linguísticos e didáticos (gramáticas, manuais de ensino e impressos similares) como espaços de observação.
 

Edição atual tal como às 16h00min de 14 de agosto de 2023

Pesquisas Desenvolvidas no PPGLE


ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

As pesquisas derivadas dessa linha fundamentam-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados ao texto literário em língua materna ou estrangeira (traduzida ou não) e outra aos estudos sobre metodologia do ensino das literaturas. A primeira vertente orienta a análise e a interpretação produzidas a partir da interação entre a tradição da crítica literária e as práticas pedagógicas vivenciadas nos espaços escolares e a segunda pretende contribuir para a formação de leitores do texto literário com possibilidade de mudança de seus horizontes de expectativa.

Isis Milreu: É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Coordenadora do Curso de Letras-Espanhol da mencionada universidade. Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.

José Edilson Amorim: Orienta trabalhos nas áreas de narrativa de ficção e ensino; narrativa, história e ensino; narrativa regional e ensino, buscando contribuir: a) para a melhoria do ensino de literatura na escola; b) para a formação de leitores proficientes em literatura brasileira.​

José Hélder Pinheiro: Orienta trabalhos voltados para as relações entre Literatura e Ensino, com maior ênfase na recepção do poema. Desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura de Cordel no PNBE e sobre a abordagem dos gêneros literários em contexto de ensino.​

Josilene Pinheiro-Mariz: Enfocamos o ensino de literatura no âmbito do ensino/aprendizagem de línguas-culturas "outras", (línguas de acolhimento, língua adicional, língua de herança, português para falantes de outras línguas), desde que mediada pela leitura literária, entendida aqui como um espaço de partilhas e descobertas. Nesse âmbito, investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transculturais, transterritoriais/ transnacionais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens. Quando da leitura de obras literárias para abordagem em sala de aula, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas, em uma perspectiva de Sul Global e também as abordagens plurais no ensino de línguas e suas literaturas.

Maria Marta Nóbrega: Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.

Naelza Wanderley: Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.

PRÁTICAS LEITORAS E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS

Essa linha de pesquisa apresenta como objeto o estudo das práticas de simbolização e ampliação da linguagem literária através dos processos de atualização e reatualização de textos literários. Fundamenta-se nos pressupostos da Crítica, apoiando-se nos Estudos de Cultura, nos modelos de análise de imagens verbais e não verbais e nos métodos de análise textual. A linha congrega investigações acerca das formas de produção e circulação da obra literária e suas práticas de leitura e de retextualização registro de gêneros literários em diversas realizações verbais e visuais.

Isis Milreu: É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Coordenadora do Curso de Letras-Espanhol da mencionada universidade. Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.

Josilene Pinheiro-Mariz: As nossas investigações analisam a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.), seja em língua francesa, em portuguesa ou ainda pensando-se em L2 (línguas estrangeiras, adicionais, de acolhimento, de herança etc). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.

Márcia Tavares: Orienta trabalhos inseridos no campo da Literatura Infantil e Juvenil em suas relações de criação, produção e recepção, especificamente de textos narrativos. Tem interesse nos estudos sobre documentos parametrizadores, materialidades e imagens do livro para criança e sobre o ensino de literatura nos níveis de ensino infantil e fundamental. Desenvolve ainda pesquisas em torno do eixo estético e temático de construção de histórias em quadrinhos, no âmbito da literatura comparada e dos meios digitais de difusão de práticas leitoras.

Maria Marta Nóbrega: Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.

Naelza Wanderley: Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.

Shirley Barbosa das Neves Porto: Os estudos estão centrados na Educação Bilíngue para surdos e na literatura em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura surda (produção de surdos, tradução e adaptações para a Libras, e o efeito estético no processo tradutório), língua de sinais, educação de surdos, educação bilíngue, formação de professores e ensino de Literatura e Libras na perspectiva dos gêneros textuais, considerando o contexto de L1 e L2 do aprendiz.

ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Esta linha investiga questões relativas a fenômenos linguísticos vinculados ao ensino de línguas bem como questões relativas aos processos e percursos de formação docente para o ensino de língua materna ou estrangeira. Interessa-se por temas referentes a transposição didática, materiais didáticos, sujeitos e contextos de ensino, identidade, saberes, trabalho e profissionalidade. Do ponto de vista teórico, esta linha relaciona-se aos estudos em Linguística Aplicada vinculados a outros campos de saber cuja contribuição subsidie investigações sobre as práticas de linguagem implicadas nos objetos focalizados.

Denise Lino de Araújo: Orienta trabalhos inscritos no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse em estudossobre formação docente, currículo prescrito, oculto e/ou em ação na educação básica e sobre o ensino remoto de português como língua materna. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Transposição Didática e Representação Social sobre de Ensino de Língua Portuguesa na Base Nacional Curricular Comum.

Edmilson Luiz Rafael: Orienta pesquisas no campo da Linguística Aplicada, com foco nas práticas escolares de ensino e de formação do professor de português, tendo como direção teórica predominante a compreensão de prática de um ponto de vista sociológico. Por isso, são de interesse investigações dos modos de (re)construção das práticas escolares por meio da mobilização de conhecimentos e instrumentos didáticos.

Eliete Correia dos Santos: Atua principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, transposição didática, letramento. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Fábio Marques de Souza: Desenvolve e orienta pesquisas dedicadas à compreensão e potencialização do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais pelo viés da Linguística Aplicada (In)disciplinar. Orienta também pesquisas qualitativas de cunho etnográfico que visem compreender e potencializar o papel da mediação, com o auxílio de diferentes tecnologias (cinema, diversas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação, dentre outras), do processo de ensino-aprendizagem e/ou da formação (inicial e continuada) de professores (preferencialmente, mas não exclusivamente) de línguas estrangeiras/adicionais para os letramentos múltiplos, bem como o estudo a respeito das crenças que permeiam este processo.

Laura Dourado Loula Régis: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING). É professora adjunta na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenadora do Projeto de Pesquisa (Re)significação da prática docente a partir das metodologias ativas, com ênfase no desenvolvimento de novas práticas metodológicas de aprendizagem.

José Herbertt Neves Florencio: No campo aplicado, orienta pesquisas documentais voltadas para o ensino da língua portuguesa com centralidade no texto, com atenção especial nos eixos de análise linguística e produção escrita. No campo teórico, orienta pesquisas com descrição do português a partir do funcionamento textual-interativo dos domínios discursivos e com a análise de concepções de linguagem e língua em corpora diacrônicos. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o ensino do léxico em documentos oficiais e materiais didáticos.

Manassés de Morais Xavier: Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formações inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e de comunicadores sociais, discursos, tecnologias digitais e práticas educativas/educomunicativas, leitura, escrita, análise linguística, redes sociais e gêneros jornalísticos e/ou midiáticos em contextos e meios específicos de circulação e de interação discursiva.

Maria Augusta Reinaldo: Orienta trabalhos situados no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse nas relações entre atividades didáticas, enfoques de gênero que lhes dão sustentação, suas implicações para a formação e o agir do docente de língua materna. A pesquisa atual se volta para a didatização de gêneros do campo científico que circulam no Ensino Fundamental. Investiga mais especificamente instrumentos didáticos que contemplem as práticas de linguagem relacionadas com a divulgação científica e sua exploração nos objetos de conhecimento dos eixos de ensino de Língua Portuguesa.

Williany Miranda da Silva: Orienta trabalhos em Linguística Aplicada, enfatizando materiais didáticos utilizados para a divulgação de produção escrita e oral em ambientes da web. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa que estabelece relação entre o ensino de leitura e de escrita e a tecnologia digital.

PRÁTICAS SOCIAIS, HISTÓRICAS E CULTURAIS DE LINGUAGEM

A linha tem como objetivo investigar as práticas de linguagem em contextos sociais, históricos e culturais diversos, focalizando, principalmente, as relações entre linguagem e cultura, linguagem e discurso e linguagem e tradução. As práticas de linguagem são pensadas enquanto processos simbólicos de constituição e representação de sujeitos e sentidos, de construção e reconstrução de identidades e memórias, considerando a multiplicidade das linguagens e das línguas e suas diferentes materialidades. Teoricamente a linha se apoia em pressupostos dos campos dos Estudos do Discurso, da Tradução e da Cultura.

Fábio Marques de Souza: Desenvolve o projeto - NAS TRILHAS DO DISCURSO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA (2019 – 2022) Este projeto de pesquisa visa contribuir com o desenvolvimento de possíveis interpretações da Política Externa Brasileira a partir da análise das construções discursivas do Governo Bolsonaro (2019-2022). Por compartilhar a perspectiva de linguagem como um dispositivo que permite o entendimento de fatos sociais, articula os Estudos Linguísticos aos da Ciência Política e das Relações Internacionais como forma de potencializar a compreensão dos sentidos constituídos, pelo Brasil, no cenário internacional contemporâneo. Apresenta como objetivo geral traçar possíveis trajetos compreensíveis de como determinadas construções discursivas, da Política Externa Brasileira, durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), tornam-se concebíveis e consideradas possíveis e válidas. A partir desta meta, se desdobra como pergunta de pesquisa: “Quais as condições de emergência e permanência dos discursos da política externa brasileira no período de 2019 a 2022?”, que se formaliza nos objetivos específicos: i) selecionar cenas representativas do Discurso da Política Externa brasileira e; ii) analisar, nessas cenas selecionadas, as materialidades linguísticas e suas exterioridades (condições de produção).

Manassés de Morais Xavier: Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo. Tem interesse por temas como formações inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa e de comunicadores sociais, discursos, tecnologias digitais e práticas educativas/educomunicativas, leitura, escrita, análise linguística, redes sociais e gêneros jornalísticos e/ou midiáticos em contextos e meios específicos de circulação e de interação discursiva.

Maria Hozanete Alves de Lima:Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2003). Realizou pós-doutorado, com apoio da CAPES - bolsista sênior - no Institut de Textes et ManuscritsModernes (ITEM-ENS-CNRS/Paris-França) - 2014. Atualmente, é professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e colaborada do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Áreas de interesse: História das Ideias Linguísticas, Estudos do Texto e dos discursos. Estudos de tradução, com ênfase em tradução colaborativa no espaço escolar. Processo de escritura.

José Herbertt Neves Florencio: No campo aplicado, orienta pesquisas documentais voltadas para o ensino da língua portuguesa com centralidade no texto, com atenção especial nos eixos de análise linguística e produção escrita. No campo teórico, orienta pesquisas com descrição do português a partir do funcionamento textual-interativo dos domínios discursivos e com a análise de concepções de linguagem e língua em corpora diacrônicos. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a descrição do sistema lexical do português e sobre a visão da Linguística ou de outras áreas do conhecimento para o léxico brasileiro.

Maria Angélica de Oliveira: Orienta pesquisas que se filiem no campo dos Estudos do Discurso, dos Estudos Culturais e/ou da Ecologia dos Saberes. Tem interesse na investigação de práticas de linguagem que busquem problematizar e combater a invisibilidade do lugar histórico dos sujeitos não-brancos e de seus respectivos saberes, no plano do real ou da ficcionalidade. Seu projeto atual visa questionar as vontades de verdade da visão monocromática e ocidentalocêntrica de nossa formação social que justifica e perpetua práticas intolerantes e violentas.

Sinara de Oliveira Branco: Orienta pesquisas em nível de mestrado e de doutorado na área dos Estudos da Tradução. Tem interesse nas relações entre Tradução Intersemiótica e Audiovisual; Tradução e Tecnologia; Tradução e Cognição; Formação de Tradutores. A pesquisa atual se insere no campo dos Estudos da Tradução envolvendo o audiovisual, a intersemiótica e a formação de tradutores; a Tecnologia da Informação e o Processamento Digital de Imagens. O projeto ‘Tradução em Contexto Tecnológico e de Didática de Tradução’ pretende contribuir em áreas diversas dos estudos linguísticos, tradutórios e culturais, utilizando a tecnologia da informação para desenvolver um estudo aplicado de construção de corpora multimodais para análise de produções audiovisuais e de obras literárias com o auxílio do processamento digital de imagens e do estudo sobre narrativa fílmica, intersemiótica e emoções humanas.

Washington Farias: Orienta trabalhos inscritos no campo dos Estudos do Discurso, em especial na vertente pecheutiana. Tem interesse nas relações entre discurso, educação, ensino, memória e identidade. Seu projeto atual focaliza questões relacionadas às formas representação/constituição discursiva do sujeito brasileiro contemporâneo nos campos da política, da educação e das mídias.