Mudanças entre as edições de "2022"

(Setembro)
(Dezembro)
 
(11 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 11: Linha 11:
 
Data: fevereiro de 2022.
 
Data: fevereiro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''Narrativas da Literatura Surda Brasileira: Estudo e Análise de Gêneros Literários Sinalizados Disponibilizados no Youtube Entre Os Anos de 2007 e 2019'''
 
'''Narrativas da Literatura Surda Brasileira: Estudo e Análise de Gêneros Literários Sinalizados Disponibilizados no Youtube Entre Os Anos de 2007 e 2019'''
Linha 20: Linha 21:
 
Data: fevereiro de 2022.
 
Data: fevereiro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''Tecendo os Fios da Memória da Ditadura Através da Literatura: Inventário de Cicatrizes em Sala de Aula'''
 
'''Tecendo os Fios da Memória da Ditadura Através da Literatura: Inventário de Cicatrizes em Sala de Aula'''
Linha 29: Linha 31:
 
Data: fevereiro de 2022.
 
Data: fevereiro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''“Encontros na Península”, De Milton Hatoum – um Reencontro com Textos de Machado de Assis em Sala de Aula'''
 
'''“Encontros na Península”, De Milton Hatoum – um Reencontro com Textos de Machado de Assis em Sala de Aula'''
Linha 38: Linha 41:
 
Data: fevereiro de 2022.
 
Data: fevereiro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''O Auto do Reino da Imaginação: A Performance do Roleplaying Game (Rpg) em Jogo com a Pedra do Reino por Mediadoras da Leitura Literária'''
 
'''O Auto do Reino da Imaginação: A Performance do Roleplaying Game (Rpg) em Jogo com a Pedra do Reino por Mediadoras da Leitura Literária'''
Linha 47: Linha 51:
 
Data: fevereiro de 2022.
 
Data: fevereiro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''Representações de Professores Sobre Currículo no Período de Transição das Aulas Presenciais ao Ensino Remoto em Contexto de Pandemia'''
 
'''Representações de Professores Sobre Currículo no Período de Transição das Aulas Presenciais ao Ensino Remoto em Contexto de Pandemia'''
Linha 55: Linha 60:
 
   
 
   
 
Data: fevereiro de 2022.
 
Data: fevereiro de 2022.
 +
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
==Março==
 
==Março==
Linha 65: Linha 72:
 
   
 
   
 
Data: Março de 2022.
 
Data: Março de 2022.
 +
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
==Abril==
 
==Abril==
Linha 75: Linha 84:
 
   
 
   
 
Data: Abril de 2022.
 
Data: Abril de 2022.
 +
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
==Maio==
 
==Maio==
 +
 +
'''Vean Vé, Mis Nanas Negras: Potencialidades da Leitura de Contos Afro-Colombianos nas Aulas de Ele'''
 +
 +
[https://drive.google.com/file/d/1Gu1N09ODGxdhN5aizkJNCGDkSvJJ9r6T/view?usp=share_link Ákyla Mayara Araújo Camêlo]
 +
 +
Orientador(a): Profa. Dra. Isis Milreu
 +
 +
Data: Maio de 2022.
 +
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''La Porcelaine de Chine como um Espaço de Diálogos com Vistas à Sensibilização Leitora de Professores de Fle em Formação Inicial'''
 
'''La Porcelaine de Chine como um Espaço de Diálogos com Vistas à Sensibilização Leitora de Professores de Fle em Formação Inicial'''
Linha 86: Linha 107:
 
Data: Maio de 2022.
 
Data: Maio de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''A Refração e a Carnavalização na Linguagem: A Construção de Sentidos no Gênero Animação'''
 
'''A Refração e a Carnavalização na Linguagem: A Construção de Sentidos no Gênero Animação'''
Linha 94: Linha 116:
 
   
 
   
 
Data: Maio de 2022.
 
Data: Maio de 2022.
 +
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
==Junho==
 
==Junho==
Linha 105: Linha 129:
 
Data: junho de 2022.
 
Data: junho de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''Atividades de Produção de Textos na Esfera Acadêmica: Abordagens de ensino e (Re)Contextualizações de Práticas de Letramento na Situação emergencial de Ensino Remoto'''
 
'''Atividades de Produção de Textos na Esfera Acadêmica: Abordagens de ensino e (Re)Contextualizações de Práticas de Letramento na Situação emergencial de Ensino Remoto'''
Linha 114: Linha 139:
 
Data: junho de 2022.
 
Data: junho de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''Cordel e Formação Docente: Uma Proposta Didática para Intervenção no  
 
'''Cordel e Formação Docente: Uma Proposta Didática para Intervenção no  
Linha 123: Linha 149:
 
   
 
   
 
Data: junho de 2022.
 
Data: junho de 2022.
 +
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
==Julho==
 
==Julho==
Linha 134: Linha 162:
 
Data: Julho de 2022.
 
Data: Julho de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa em Contexto de Ensino Remoto'''
 
'''Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa em Contexto de Ensino Remoto'''
Linha 142: Linha 171:
 
   
 
   
 
Data: Julho de 2022.
 
Data: Julho de 2022.
 +
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
==Setembro==
 
==Setembro==
  
'''Arti go Acadêmico como Práti ca deLetramento na Formação de Professores de Língua Portuguesa'''
+
'''Artigo Acadêmico Como Prática de Letramento na Formação de Professores de Língua Portuguesa'''
  
 
[https://drive.google.com/file/d/17rFHjxYSqyLhOrck9pogJEELdRAbxq5u/view?usp=share_link Danielly Thaynara da Fonseca Silva]
 
[https://drive.google.com/file/d/17rFHjxYSqyLhOrck9pogJEELdRAbxq5u/view?usp=share_link Danielly Thaynara da Fonseca Silva]
Linha 153: Linha 184:
 
Data: Setembro de 2022.
 
Data: Setembro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''Pontos de vista em interações discursivas narede social Instagram: uma análise de comentários on-line na página @barbiefascista_'''
 
'''Pontos de vista em interações discursivas narede social Instagram: uma análise de comentários on-line na página @barbiefascista_'''
Linha 162: Linha 194:
 
Data: Setembro de 2022.
 
Data: Setembro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
 
'''A Cultura Digital em Livros Didáticos de Português do Ensino Médio Aprovados Pelo PNLD – 2021'''
 
'''A Cultura Digital em Livros Didáticos de Português do Ensino Médio Aprovados Pelo PNLD – 2021'''
Linha 171: Linha 204:
 
Data: Setembro de 2022.
 
Data: Setembro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
'''Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambienteinsti tucional'''
+
'''Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional'''
  
 
[https://drive.google.com/file/d/1taTrFX-1kv5_mgEki56Y52lw6J5vEaVS/view?usp=share_link Lyra Maria Leite Araújo]
 
[https://drive.google.com/file/d/1taTrFX-1kv5_mgEki56Y52lw6J5vEaVS/view?usp=share_link Lyra Maria Leite Araújo]
Linha 180: Linha 214:
 
Data: Setembro de 2022.
 
Data: Setembro de 2022.
  
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  
'''Cultura digital, educação e juventudes: a BNCC doEnsino Médio em foco'''
+
'''Cultura Digital, Ensino de Língua Portuguesa e Juventudes: A BNCC do Ensino Médio em Foco'''
  
 
[https://drive.google.com/file/d/1261PrWuRmlB3pyFskbyBRnRUIHawN5me/view?usp=share_link Maria Dnalda Pereira da Silva]
 
[https://drive.google.com/file/d/1261PrWuRmlB3pyFskbyBRnRUIHawN5me/view?usp=share_link Maria Dnalda Pereira da Silva]
Linha 188: Linha 223:
 
   
 
   
 
Data: Setembro de 2022.
 
Data: Setembro de 2022.
 +
 +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
 +
 +
==Dezembro==
 +
 +
'''Práticas de Análise Linguística para o Ensino do Léxico: Orientações dos Cadernos do Docente da Olimpíada de Língua Portuguesa'''
 +
 +
[https://drive.google.com/file/d/1iBbj_3epyTZRmy9l42LqJMIZSJxazEVe/view?usp=share_link Evanielle Freire Lima]
 +
 +
Orientador(a): José Herbertt Neves Florencio
 +
 +
Data: Dezembro de 2022.

Edição atual tal como às 15h37min de 30 de maio de 2023

Dissertações de 2022

Fevereiro

Chá de Sumiço e Outros Poemas Assombrados: Poesia Infantil, Leitor e Propostas de Vivência

Emmanuelle Silva Freire Pereira

Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves

Data: fevereiro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Narrativas da Literatura Surda Brasileira: Estudo e Análise de Gêneros Literários Sinalizados Disponibilizados no Youtube Entre Os Anos de 2007 e 2019

Jéssica Millena Figueiredo Martins

Orientador(a): Profa. Dra. Shirley Barbosa Das Neves Porto

Data: fevereiro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tecendo os Fios da Memória da Ditadura Através da Literatura: Inventário de Cicatrizes em Sala de Aula

Luanna Michaelly Soares Rodrigues Vieira

Orientador(a): Prof. Dr. José Edilson de Amorim

Data: fevereiro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

“Encontros na Península”, De Milton Hatoum – um Reencontro com Textos de Machado de Assis em Sala de Aula

Maria Betânia da Costa Ataíde

Orientador(a): Prof. Dr. José Edilson de Amorim

Data: fevereiro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O Auto do Reino da Imaginação: A Performance do Roleplaying Game (Rpg) em Jogo com a Pedra do Reino por Mediadoras da Leitura Literária

Davi Ferreira Alves da Nóbrega

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

Data: fevereiro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Representações de Professores Sobre Currículo no Período de Transição das Aulas Presenciais ao Ensino Remoto em Contexto de Pandemia

Paulo Ricardo Ferreira Pereira

Orientador(a): Prof. Dr. Denise Lino de Araújo

Data: fevereiro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Março

Análise das Questões de Literatura do Enem Sob a Perspectiva da Interculturalidade

Fernanda Rayana Barbosa Silva

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

Data: Março de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Abril

A Formação de Professores de Espanhol Mediada pela Tradução de Contos Literários

Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira

Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Marques de Souza

Data: Abril de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Maio

Vean Vé, Mis Nanas Negras: Potencialidades da Leitura de Contos Afro-Colombianos nas Aulas de Ele

Ákyla Mayara Araújo Camêlo

Orientador(a): Profa. Dra. Isis Milreu

Data: Maio de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

La Porcelaine de Chine como um Espaço de Diálogos com Vistas à Sensibilização Leitora de Professores de Fle em Formação Inicial

Emily Thais Barbosa Neves

Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz

Data: Maio de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A Refração e a Carnavalização na Linguagem: A Construção de Sentidos no Gênero Animação

Ewerton Lucas de Mélo Marques

Orientador(a): Prof. Dr. Manassés Morais Xavier

Data: Maio de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Junho

Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental: (Des)Continuidades na Transposição Didática do Eixo Oralidade

Antônio Naeliton do Nascimento

Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo

Data: junho de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Atividades de Produção de Textos na Esfera Acadêmica: Abordagens de ensino e (Re)Contextualizações de Práticas de Letramento na Situação emergencial de Ensino Remoto

Roberto Barbosa Costa Filho

Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Maria da Silva

Data: junho de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cordel e Formação Docente: Uma Proposta Didática para Intervenção no Ensino Fundamental

Rozânia Ferreira Serikawa

Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley

Data: junho de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Julho

Práti cas de Ensino de Língua Portuguesa emContexto Didáti co-digital: Evidências de Ideologias Linguísti cas em Videoaulas e Comentários On-line

João Vitor Bezerra Laurenti no

Orientador(a): Williany Miranda da Silva

Data: Julho de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa em Contexto de Ensino Remoto

Juliany Correia Gomes

Orientador(a): Williany Miranda da Silva

Data: Julho de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Setembro

Artigo Acadêmico Como Prática de Letramento na Formação de Professores de Língua Portuguesa

Danielly Thaynara da Fonseca Silva

Orientador(a): Elizabeth Maria da Silva

Data: Setembro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Pontos de vista em interações discursivas narede social Instagram: uma análise de comentários on-line na página @barbiefascista_

Jeniffer de Oliveira Barbosa

Orientador(a): Manassés Morais Xavier

Data: Setembro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A Cultura Digital em Livros Didáticos de Português do Ensino Médio Aprovados Pelo PNLD – 2021

Jucileide Maria Oliveira Cândido

Orientador(a): Manassés Morais Xavier

Data: Setembro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional

Lyra Maria Leite Araújo

Orientador(a): Manassés Morais Xavier

Data: Setembro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Cultura Digital, Ensino de Língua Portuguesa e Juventudes: A BNCC do Ensino Médio em Foco

Maria Dnalda Pereira da Silva

Orientador(a): Manassés Morais Xavier

Data: Setembro de 2022.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dezembro

Práticas de Análise Linguística para o Ensino do Léxico: Orientações dos Cadernos do Docente da Olimpíada de Língua Portuguesa

Evanielle Freire Lima

Orientador(a): José Herbertt Neves Florencio

Data: Dezembro de 2022.