(→Fevereiro) |
(→Dezembro) |
||
(21 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 11: | Linha 11: | ||
Data: fevereiro de 2022. | Data: fevereiro de 2022. | ||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
'''Narrativas da Literatura Surda Brasileira: Estudo e Análise de Gêneros Literários Sinalizados Disponibilizados no Youtube Entre Os Anos de 2007 e 2019''' | '''Narrativas da Literatura Surda Brasileira: Estudo e Análise de Gêneros Literários Sinalizados Disponibilizados no Youtube Entre Os Anos de 2007 e 2019''' | ||
Linha 20: | Linha 21: | ||
Data: fevereiro de 2022. | Data: fevereiro de 2022. | ||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
'''Tecendo os Fios da Memória da Ditadura Através da Literatura: Inventário de Cicatrizes em Sala de Aula''' | '''Tecendo os Fios da Memória da Ditadura Através da Literatura: Inventário de Cicatrizes em Sala de Aula''' | ||
Linha 29: | Linha 31: | ||
Data: fevereiro de 2022. | Data: fevereiro de 2022. | ||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
'''“Encontros na Península”, De Milton Hatoum – um Reencontro com Textos de Machado de Assis em Sala de Aula''' | '''“Encontros na Península”, De Milton Hatoum – um Reencontro com Textos de Machado de Assis em Sala de Aula''' | ||
Linha 38: | Linha 41: | ||
Data: fevereiro de 2022. | Data: fevereiro de 2022. | ||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
'''O Auto do Reino da Imaginação: A Performance do Roleplaying Game (Rpg) em Jogo com a Pedra do Reino por Mediadoras da Leitura Literária''' | '''O Auto do Reino da Imaginação: A Performance do Roleplaying Game (Rpg) em Jogo com a Pedra do Reino por Mediadoras da Leitura Literária''' | ||
Linha 47: | Linha 51: | ||
Data: fevereiro de 2022. | Data: fevereiro de 2022. | ||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
'''Representações de Professores Sobre Currículo no Período de Transição das Aulas Presenciais ao Ensino Remoto em Contexto de Pandemia''' | '''Representações de Professores Sobre Currículo no Período de Transição das Aulas Presenciais ao Ensino Remoto em Contexto de Pandemia''' | ||
Linha 55: | Linha 60: | ||
Data: fevereiro de 2022. | Data: fevereiro de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
==Março== | ==Março== | ||
Linha 65: | Linha 72: | ||
Data: Março de 2022. | Data: Março de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
==Abril== | ==Abril== | ||
Linha 75: | Linha 84: | ||
Data: Abril de 2022. | Data: Abril de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
==Maio== | ==Maio== | ||
+ | |||
+ | '''Vean Vé, Mis Nanas Negras: Potencialidades da Leitura de Contos Afro-Colombianos nas Aulas de Ele''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1Gu1N09ODGxdhN5aizkJNCGDkSvJJ9r6T/view?usp=share_link Ákyla Mayara Araújo Camêlo] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Isis Milreu | ||
+ | |||
+ | Data: Maio de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
'''La Porcelaine de Chine como um Espaço de Diálogos com Vistas à Sensibilização Leitora de Professores de Fle em Formação Inicial''' | '''La Porcelaine de Chine como um Espaço de Diálogos com Vistas à Sensibilização Leitora de Professores de Fle em Formação Inicial''' | ||
Linha 86: | Linha 107: | ||
Data: Maio de 2022. | Data: Maio de 2022. | ||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
'''A Refração e a Carnavalização na Linguagem: A Construção de Sentidos no Gênero Animação''' | '''A Refração e a Carnavalização na Linguagem: A Construção de Sentidos no Gênero Animação''' | ||
Linha 95: | Linha 117: | ||
Data: Maio de 2022. | Data: Maio de 2022. | ||
− | == | + | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
+ | |||
+ | ==Junho== | ||
'''Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental: (Des)Continuidades na Transposição Didática do Eixo Oralidade''' | '''Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental: (Des)Continuidades na Transposição Didática do Eixo Oralidade''' | ||
Linha 104: | Linha 128: | ||
Data: junho de 2022. | Data: junho de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
+ | |||
+ | '''Atividades de Produção de Textos na Esfera Acadêmica: Abordagens de ensino e (Re)Contextualizações de Práticas de Letramento na Situação emergencial de Ensino Remoto''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1-_FIqi8t3Q5-Z-zvWXGXteF96kixIYrW/view?usp=sharing Roberto Barbosa Costa Filho] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Maria da Silva | ||
+ | |||
+ | Data: junho de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
+ | |||
+ | '''Cordel e Formação Docente: Uma Proposta Didática para Intervenção no | ||
+ | Ensino Fundamental''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1pvNvwKcIlhhXEQdBTloFYzqWQ4XD-ox9/view?usp=sharing Rozânia Ferreira Serikawa] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley | ||
+ | |||
+ | Data: junho de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
+ | |||
+ | ==Julho== | ||
+ | |||
+ | '''Práti cas de Ensino de Língua Portuguesa emContexto Didáti co-digital: Evidências de Ideologias Linguísti cas em Videoaulas e Comentários On-line''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1GYYBg765kvTXMBeHnpUJ2reVvxPqOHFF/view?usp=share_link João Vitor Bezerra Laurenti no] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Williany Miranda da Silva | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
+ | |||
+ | '''Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa em Contexto de Ensino Remoto''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1snVmZ-yKNHr4wL9V6zbA9_t8rv6tGMIW/view?usp=sharing Juliany Correia Gomes] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Williany Miranda da Silva | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
==Setembro== | ==Setembro== | ||
− | ''' | + | '''Artigo Acadêmico Como Prática de Letramento na Formação de Professores de Língua Portuguesa''' |
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/17rFHjxYSqyLhOrck9pogJEELdRAbxq5u/view?usp=share_link Danielly Thaynara da Fonseca Silva] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Elizabeth Maria da Silva | ||
+ | |||
+ | Data: Setembro de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
+ | |||
+ | '''Pontos de vista em interações discursivas narede social Instagram: uma análise de comentários on-line na página @barbiefascista_''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1k6H_D2ID-xUwFidXfWtA4EUiz3El4OGW/view?usp=share_link Jeniffer de Oliveira Barbosa] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Manassés Morais Xavier | ||
+ | |||
+ | Data: Setembro de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
+ | |||
+ | '''A Cultura Digital em Livros Didáticos de Português do Ensino Médio Aprovados Pelo PNLD – 2021''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/183PWt2w3njrsmtMJ-feuVuLu68CeLhyx/view?usp=share_link Jucileide Maria Oliveira Cândido] | ||
− | + | Orientador(a): Manassés Morais Xavier | |
+ | |||
+ | Data: Setembro de 2022. | ||
− | Orientador(a): | + | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - |
+ | |||
+ | '''Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1taTrFX-1kv5_mgEki56Y52lw6J5vEaVS/view?usp=share_link Lyra Maria Leite Araújo] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Manassés Morais Xavier | ||
+ | |||
+ | Data: Setembro de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
+ | |||
+ | '''Cultura Digital, Ensino de Língua Portuguesa e Juventudes: A BNCC do Ensino Médio em Foco''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1261PrWuRmlB3pyFskbyBRnRUIHawN5me/view?usp=share_link Maria Dnalda Pereira da Silva] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Manassés Morais Xavier | ||
+ | |||
+ | Data: Setembro de 2022. | ||
+ | |||
+ | - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - | ||
+ | |||
+ | ==Dezembro== | ||
+ | |||
+ | '''Práticas de Análise Linguística para o Ensino do Léxico: Orientações dos Cadernos do Docente da Olimpíada de Língua Portuguesa''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1iBbj_3epyTZRmy9l42LqJMIZSJxazEVe/view?usp=share_link Evanielle Freire Lima] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): José Herbertt Neves Florencio | ||
− | Data: | + | Data: Dezembro de 2022. |
Edição atual tal como às 15h37min de 30 de maio de 2023
Índice
Dissertações de 2022
Fevereiro
Chá de Sumiço e Outros Poemas Assombrados: Poesia Infantil, Leitor e Propostas de Vivência
Emmanuelle Silva Freire Pereira
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: fevereiro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Narrativas da Literatura Surda Brasileira: Estudo e Análise de Gêneros Literários Sinalizados Disponibilizados no Youtube Entre Os Anos de 2007 e 2019
Jéssica Millena Figueiredo Martins
Orientador(a): Profa. Dra. Shirley Barbosa Das Neves Porto
Data: fevereiro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Tecendo os Fios da Memória da Ditadura Através da Literatura: Inventário de Cicatrizes em Sala de Aula
Luanna Michaelly Soares Rodrigues Vieira
Orientador(a): Prof. Dr. José Edilson de Amorim
Data: fevereiro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
“Encontros na Península”, De Milton Hatoum – um Reencontro com Textos de Machado de Assis em Sala de Aula
Orientador(a): Prof. Dr. José Edilson de Amorim
Data: fevereiro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O Auto do Reino da Imaginação: A Performance do Roleplaying Game (Rpg) em Jogo com a Pedra do Reino por Mediadoras da Leitura Literária
Davi Ferreira Alves da Nóbrega
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega
Data: fevereiro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Representações de Professores Sobre Currículo no Período de Transição das Aulas Presenciais ao Ensino Remoto em Contexto de Pandemia
Paulo Ricardo Ferreira Pereira
Orientador(a): Prof. Dr. Denise Lino de Araújo
Data: fevereiro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Março
Análise das Questões de Literatura do Enem Sob a Perspectiva da Interculturalidade
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega
Data: Março de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Abril
A Formação de Professores de Espanhol Mediada pela Tradução de Contos Literários
Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira
Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Marques de Souza
Data: Abril de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Maio
Vean Vé, Mis Nanas Negras: Potencialidades da Leitura de Contos Afro-Colombianos nas Aulas de Ele
Orientador(a): Profa. Dra. Isis Milreu
Data: Maio de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
La Porcelaine de Chine como um Espaço de Diálogos com Vistas à Sensibilização Leitora de Professores de Fle em Formação Inicial
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz
Data: Maio de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Refração e a Carnavalização na Linguagem: A Construção de Sentidos no Gênero Animação
Orientador(a): Prof. Dr. Manassés Morais Xavier
Data: Maio de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Junho
Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental: (Des)Continuidades na Transposição Didática do Eixo Oralidade
Antônio Naeliton do Nascimento
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo
Data: junho de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Atividades de Produção de Textos na Esfera Acadêmica: Abordagens de ensino e (Re)Contextualizações de Práticas de Letramento na Situação emergencial de Ensino Remoto
Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Maria da Silva
Data: junho de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Cordel e Formação Docente: Uma Proposta Didática para Intervenção no Ensino Fundamental
Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley
Data: junho de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Julho
Práti cas de Ensino de Língua Portuguesa emContexto Didáti co-digital: Evidências de Ideologias Linguísti cas em Videoaulas e Comentários On-line
João Vitor Bezerra Laurenti no
Orientador(a): Williany Miranda da Silva
Data: Julho de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa em Contexto de Ensino Remoto
Orientador(a): Williany Miranda da Silva
Data: Julho de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Setembro
Artigo Acadêmico Como Prática de Letramento na Formação de Professores de Língua Portuguesa
Danielly Thaynara da Fonseca Silva
Orientador(a): Elizabeth Maria da Silva
Data: Setembro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Pontos de vista em interações discursivas narede social Instagram: uma análise de comentários on-line na página @barbiefascista_
Orientador(a): Manassés Morais Xavier
Data: Setembro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Cultura Digital em Livros Didáticos de Português do Ensino Médio Aprovados Pelo PNLD – 2021
Jucileide Maria Oliveira Cândido
Orientador(a): Manassés Morais Xavier
Data: Setembro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Experiências com a escrita de servidores públicos federais em ambiente institucional
Orientador(a): Manassés Morais Xavier
Data: Setembro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Cultura Digital, Ensino de Língua Portuguesa e Juventudes: A BNCC do Ensino Médio em Foco
Orientador(a): Manassés Morais Xavier
Data: Setembro de 2022.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Dezembro
Práticas de Análise Linguística para o Ensino do Léxico: Orientações dos Cadernos do Docente da Olimpíada de Língua Portuguesa
Orientador(a): José Herbertt Neves Florencio
Data: Dezembro de 2022.