(Criou página com '=='''Dissertações de 2018'''== '''A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO: O DISCURSO OFICIAL E O DIDÁTICO (1930-1950)''' [https://drive.google.com/f...') |
(→Novembro) |
||
(16 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
=='''Dissertações de 2018'''== | =='''Dissertações de 2018'''== | ||
− | + | ==Novembro== | |
− | + | '''DAS MÃOS DOS PRETOS À IDENTIDADE DO NEGRO: CONTOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA''' | |
− | + | [https://drive.google.com/file/d/1rpeEjjtWGF10sktKTVe_MFFR1qKoa7wL/view?usp=sharing Airla Cássia Xavier Silva] | |
− | Data: Julho de | + | Orientador(a): Prof. Drª Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega. |
+ | |||
+ | Data: Novembro de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''O GÊNERO RESUMO NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÃO DOCENTE E ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/15I0pb6PiGkhupY_m0jGh4znuAOI9l35V/view?usp=sharing Juliana Guedes Lima] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profª. Drª. Maria de Fátima Alves | ||
+ | |||
+ | Data: Novembro de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ENUNCIATIVOS NA LEGENDAGEM DE LADY VIOLET, EM DOWNTON ABBEY (1T), À LUZ DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E DA PRAGMÁTICA''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/159RbBf5ZECw5M4Oe_HM_TmAF-5oVX7Fr/view?usp=sharing Rossana Paulino de Luna] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profª. Drª. Sinara de Oliveira Branco | ||
+ | |||
+ | Data: Novembro de 2018. | ||
+ | |||
+ | ==Setembro== | ||
+ | |||
+ | '''Desvendando o espaço em contos de Ricardo Ramos:Experiências de leitura compartilhada''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/10PyaWXxpjAiJjtdRtnRE-bRJKYkyvlTU/view?usp=sharing Marina Macedo Santos Martins] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves | ||
+ | |||
+ | Data: Setembro de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: RECONFIGURANDO ATIVIDADES DE LEITURA EM PROPOSTAS DE SD''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1oj4jnSW46zOEG5w42uqsxqbsY6w2It8x/view?usp=sharing Vanderléia Lucena Meira] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Alves | ||
+ | |||
+ | Data: Setembro de 2018. | ||
+ | |||
+ | ==Julho== | ||
+ | |||
+ | '''CULTURA DO OUTRO, MEMÓRIA E REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA NOVELA GRÁFICA BRODERIES, DE MARJANE SATRAPI''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1GarZZGJTxEfGgWEqIQ3BFyf5V5nfchpI/view?usp=sharing Albenise Mariana de Queiroz Sales] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''MATERIAIS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANIFICADO AO REALIZADO''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1YXbH8-0aXB6GUGbpI37suJdYXtj37Rzi/view?usp=sharing Anna Raissa Brito Rodrigues] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE A ASFIXIA E A RESISTÊNCIA: | ||
+ | POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS “ESCOLA SEM PARTIDO” E “PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO”''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1GN1O7kI2zCdEGMcz2_hvledyex6DlX0D/view?usp=sharing Bruna Maria de Sousa Santos] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''A EMBOLADA NA SALA DE AULA: RECEPÇÃO, VOCALIDADE E PERFORMANCE''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1-aXuMQLOernuSDKF9jg8VfhcB9XsFvKf/view?usp=sharing Daniel Francisco da Silva] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA CRITICIDADE: MODOS DE FAZER NO ENSINO MÉDIO''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1_2KmPOOm23YCjb_HeDUEK7GnGlIiHG7T/view?usp=sharing Déborah Cristhine Leite Lacerda] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''FORMANDO PROFESSORES LEITORES A PARTIR DE FOLHETOS DE CORDEL''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1wRM5pVHhEg3clBEWquCgcfAi3eOSmKrL/view?usp=sharing Joelma Célia Vieira da Silva] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''PRODUÇÃO COLABORATIVA: POTENCIALIDADES PARA O (RE)SIGNIFICAR DO APRENDIZ E DAS PRÁTICAS NA SALA DE AULA''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1bCYpd7hFA6PIakHqtRTlmTYGLOqTwJyQ/view?usp=sharing Lizemanuelle da Cruz Silva] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''LEITURA DE CONTOS DE PAULINA CHIZIANE EM SALA DE AULA: | ||
+ | UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1cHwLl3IFmGVT5kwR1oCnWl9aQQNWpV0o/view?usp=sharing Márcia Cassiana Rodrigues da Silva] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''O ENSINO DE ESCRITA SEGUNDO A BNCC: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E | ||
+ | PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1LUw6xE_i5ZHQrxuMx6w5ZdCnnDRgwRBC/view?usp=sharing Maria Célia do Nascimento] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''O CONCEITO E A PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DESVELANDO PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EXTERNA''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1z-R4rqBigiGqSjQrxIuCqfO4MieQVtUW/view?usp=sharing Mayara Carvalho Peixoto] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA COM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/11sq4FS2HQGxfPYc_Coq2Ujx_79dvViqU/view?usp=sharing Monaliza Mikaela Carneiro Silva Tomaz] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''DIDATIZAÇÃO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS COM BASE EM REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1KqiMGte9_hwqz1UWHyUGb4OfaOBCJe9o/view?usp=sharing Paulo Ricardo Soares Pereira] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''O DIÁLOGO CRÍTICO-COLABORATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIVALÊNCIAS NA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1VuAe15qxsk7TW1PIMu5mjgSQMn_FJzEZ/view?usp=sharing Philipe Pereira Borba de Araújo] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''COM O CORDEL NA MÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM | ||
+ | A VIUVINHA DE JOSÉ DE ALENCAR''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1ibxCXp2IR_u9Vc0ArgLafMgIwxHXB2wZ/view?usp=sharing Roseana Palmeira dos Santos] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''O FEMININO EM MULTISSEMIOSES: OS DISCURSOS DA E SOBRE A MULHER NO FUNK BRASILEIRO''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1ouSFObE_YI8bnu1CLMM9woRyPpnsY52F/view?usp=sharing Samyra Ferreira Ramos Rodrigues] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''ENTRE CIGARRAS E FORMIGAS: LEITURAS E RECEPÇÃO DE ESOPO, LA FONTAINE, LOBATO E MANOEL MONTEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL I''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1DMt2BhvlFfm1FTsH-ViKtIByHb2CQrhW/view?usp=sharing Sandra de Queiroz Rangel] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profª. Dr.ª Naelza de Araújo Wanderley | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''ESCOLAS E ESCOLHAS: ENTRE O LITERÁRIO E O PARADIDÁTICO''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1CGc8OaqZ5YUkIzd-LBQKyf9GSKKoZBTp/view?usp=sharing Sandrelle Rodrigues de Azevedo] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS E CANÇÕES AFRICANAS: UMA PROPOSTA PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1tR1VyU7lZolnfGYszqHjnn7WsqplT1UL/view?usp=sharing Thaíse Jordania Porto dos Santos] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018 | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''El Tiempo Entre Costuras Sob uma Perspectiva Histórica, Ficcional e Intercultural em Aula de Espanhol como Língua Estrangeira''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1UBPD2AAXWz0QZhXPcFu19gDI5pG2WXgN/view?usp=sharing Thales Lamonier Guedes Campos] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro Mariz. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018 | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM VIDEOAULAS DO PROJETO “ENEM NA PALMA DA MÃO”''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1M096qhVgmWEWwJcp4eNlvXwD5x30MXUU/view?usp=sharing Vanessa Luciene Pereira da Silva] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Profª. Drª. Williany Miranda da Silva | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018 | ||
+ | |||
+ | |||
+ | '''AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: | ||
+ | CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES''' | ||
+ | |||
+ | [https://drive.google.com/file/d/1NQsQlbEAPmOZLhORM7Jbbs1q4m0XwFQJ/view?usp=sharing Verônica Lucena do Nascimento] | ||
+ | |||
+ | Orientador(a): Prof.º Drº. José Hélder Pinheiro Alves. | ||
+ | |||
+ | Data: Julho de 2018 |
Edição atual tal como às 14h50min de 31 de julho de 2019
Dissertações de 2018
Novembro
DAS MÃOS DOS PRETOS À IDENTIDADE DO NEGRO: CONTOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA
Orientador(a): Prof. Drª Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega.
Data: Novembro de 2018.
O GÊNERO RESUMO NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÃO DOCENTE E ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO
Orientador(a): Profª. Drª. Maria de Fátima Alves
Data: Novembro de 2018.
ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ENUNCIATIVOS NA LEGENDAGEM DE LADY VIOLET, EM DOWNTON ABBEY (1T), À LUZ DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E DA PRAGMÁTICA
Orientador(a): Profª. Drª. Sinara de Oliveira Branco
Data: Novembro de 2018.
Setembro
Desvendando o espaço em contos de Ricardo Ramos:Experiências de leitura compartilhada
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Setembro de 2018.
DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: RECONFIGURANDO ATIVIDADES DE LEITURA EM PROPOSTAS DE SD
Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Alves
Data: Setembro de 2018.
Julho
CULTURA DO OUTRO, MEMÓRIA E REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA NOVELA GRÁFICA BRODERIES, DE MARJANE SATRAPI
Albenise Mariana de Queiroz Sales
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz
Data: Julho de 2018.
MATERIAIS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANIFICADO AO REALIZADO
Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael
Data: Julho de 2018.
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE A ASFIXIA E A RESISTÊNCIA:
POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS “ESCOLA SEM PARTIDO” E “PROFESSORES CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO”
Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias
Data: Julho de 2018.
A EMBOLADA NA SALA DE AULA: RECEPÇÃO, VOCALIDADE E PERFORMANCE
Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley
Data: Julho de 2018.
ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA CRITICIDADE: MODOS DE FAZER NO ENSINO MÉDIO
Déborah Cristhine Leite Lacerda
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa.
Data: Julho de 2018.
FORMANDO PROFESSORES LEITORES A PARTIR DE FOLHETOS DE CORDEL
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Julho de 2018.
PRODUÇÃO COLABORATIVA: POTENCIALIDADES PARA O (RE)SIGNIFICAR DO APRENDIZ E DAS PRÁTICAS NA SALA DE AULA
Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde
Data: Julho de 2018.
LEITURA DE CONTOS DE PAULINA CHIZIANE EM SALA DE AULA:
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Márcia Cassiana Rodrigues da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega.
Data: Julho de 2018.
O ENSINO DE ESCRITA SEGUNDO A BNCC: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E
PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo.
Data: Julho de 2018.
O CONCEITO E A PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DESVELANDO PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EXTERNA
Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo.
Data: Julho de 2018.
REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA COM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL
Monaliza Mikaela Carneiro Silva Tomaz
Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael
Data: Julho de 2018.
DIDATIZAÇÃO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS COM BASE EM REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO
Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
Data: Julho de 2018.
O DIÁLOGO CRÍTICO-COLABORATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIVALÊNCIAS NA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Philipe Pereira Borba de Araújo
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa.
Data: Julho de 2018.
COM O CORDEL NA MÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM
A VIUVINHA DE JOSÉ DE ALENCAR
Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley.
Data: Julho de 2018.
O FEMININO EM MULTISSEMIOSES: OS DISCURSOS DA E SOBRE A MULHER NO FUNK BRASILEIRO
Samyra Ferreira Ramos Rodrigues
Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde.
Data: Julho de 2018.
ENTRE CIGARRAS E FORMIGAS: LEITURAS E RECEPÇÃO DE ESOPO, LA FONTAINE, LOBATO E MANOEL MONTEIRO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Orientador(a): Profª. Dr.ª Naelza de Araújo Wanderley
Data: Julho de 2018.
ESCOLAS E ESCOLHAS: ENTRE O LITERÁRIO E O PARADIDÁTICO
Sandrelle Rodrigues de Azevedo
Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves
Data: Julho de 2018.
INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS E CANÇÕES AFRICANAS: UMA PROPOSTA PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Thaíse Jordania Porto dos Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz.
Data: Julho de 2018
El Tiempo Entre Costuras Sob uma Perspectiva Histórica, Ficcional e Intercultural em Aula de Espanhol como Língua Estrangeira
Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro Mariz.
Data: Julho de 2018
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM VIDEOAULAS DO PROJETO “ENEM NA PALMA DA MÃO”
Vanessa Luciene Pereira da Silva
Orientador(a): Profª. Drª. Williany Miranda da Silva
Data: Julho de 2018
AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO:
CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Orientador(a): Prof.º Drº. José Hélder Pinheiro Alves.
Data: Julho de 2018