Pesquisa

Pesquisas Desenvolvidas no PPGLE


ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

As pesquisas derivadas dessa linha fundamentam-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados ao texto literário em língua materna ou estrangeira (traduzida ou não) e outra aos estudos sobre metodologia do ensino das literaturas. A primeira vertente orienta a análise e a interpretação produzidas a partir da interação entre a tradição da crítica literária e as práticas pedagógicas vivenciadas nos espaços escolares e a segunda pretende contribuir para a formação de leitores do texto literário com possibilidade de mudança de seus horizontes de expectativa.

José Edilson Amorim: Orienta trabalhos nas áreas de narrativa de ficção e ensino; narrativa, história e ensino; narrativa regional e ensino, buscando contribuir: a) para a melhoria do ensino de literatura na escola; b) para a formação de leitores proficientes em literatura brasileira.

José Hélder Pinheiro: Orienta trabalhos voltados para as relações entre Literatura e Ensino, com maior ênfase na recepção do poema. Desenvolve projeto de pesquisa sobre Literatura de Cordel no PNBE e sobre a abordagem dos gêneros literários em contexto de ensino.​

Maria Marta Nóbrega: Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.

Naelza Wanderley: Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.

PRÁTICAS LEITORAS E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS

Essa linha de pesquisa apresenta como objeto o estudo das práticas de simbolização e ampliação da linguagem literária através dos processos de atualização e reatualização de textos literários. Fundamenta-se nos pressupostos da Crítica, apoiando-se nos Estudos de Cultura, nos modelos de análise de imagens verbais e não verbais e nos métodos de análise textual. A linha congrega investigações acerca das formas de produção e circulação da obra literária e suas práticas de leitura e de retextualização registro de gêneros literários em diversas realizações verbais e visuais.

Josilene Pinheiro-Mariz: Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.

Márcia Tavares: Orienta trabalhos inseridos no campo da Literatura Infantil e Juvenil em suas relações de criação, produção e recepção, especificamente de textos narrativos. Tem interesse nos estudos sobre documentos parametrizadores, suportes e ilustrações do livro infantil e sobre o ensino de literatura nos níveis de ensino infantil e fundamental. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a representação social da infância em narrativas infanto-juvenis em acervos do PNBE.

Maria Marta Nóbrega: Orienta trabalhos que contemplem a educação literária e formação do aluno-leitor a partir de leitura de obras produzidas no Brasil durante o século XX, com ênfase maior para a poesia e o conto. Orienta, também, pesquisas que abordem a repercussão da temática do pós-colonialismo em textos da literatura africana de países de língua portuguesa e sua recepção em situação de escolarização.

Naelza Wanderley: Orienta trabalhos voltados para a atividade de reescrita do texto erudito através do folheto de cordel, para os vínculos trans e intertextuais que permeiam esses textos, para o processo de recepção desse tipo de folheto junto ao público e para a utilização desses folhetos como ferramenta pedagógica de mediação do texto erudito em sala de aula.

ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Esta linha investiga questões relativas a fenômenos linguísticos vinculados ao ensino de línguas bem como questões relativas aos processos e percursos de formação docente para o ensino de língua materna ou estrangeira. Interessa-se por temas referentes a transposição didática, materiais didáticos, sujeitos e contextos de ensino, identidade, saberes, trabalho e profissionalidade. Do ponto de vista teórico, esta linha relaciona-se aos estudos em Linguística Aplicada vinculados a outros campos de saber cuja contribuição subsidie investigações sobre as práticas de linguagem implicadas nos objetos focalizados.

Denise Lino de Araújo: Orienta trabalhos inscritos no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse no estudo da Transposição Didática, interna, em sala de aula, e externa, em documentos parametrizadores, ambas voltadas para o ensino de português como língua materna no ensino médio. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Transposição Didática e Representação Social sobre de Ensino de Língua Portuguesa na Base Nacional Curricular Comum.

Edmilson Luiz Rafael: Orienta pesquisas no campo da Linguística Aplicada, com foco nas práticas escolares de ensino e de formação do professor de português, tendo como direção teórica predominante a compreensão de prática de um ponto de vista sociológico. Por isso, são de interesse investigações dos modos de (re)construção das práticas escolares por meio da mobilização de conhecimentos e instrumentos didáticos.

Elizabeth Maria da Silva: Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto II da UFCG e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em leitura e produção de textos, desenvolvendo trabalhos principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita acadêmica, gêneros acadêmicos, letramentos acadêmicos e ensino.

Fábio Marques de Souza: Desenvolve e orienta pesquisas dedicadas à compreensão e potencialização do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais pelo viés da Linguística Aplicada (In)disciplinar. Orienta também pesquisas qualitativas de cunho etnográfico que visem compreender e potencializar o papel da mediação, com o auxílio de diferentes tecnologias (cinema, diversas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação, dentre outras), do processo de ensino-aprendizagem e/ou da formação (inicial e continuada) de professores (preferencialmente, mas não exclusivamente) de línguas estrangeiras/adicionais para os letramentos múltiplos, bem como o estudo a respeito das crenças que permeiam este processo.

Josilene Pinheiro-Mariz: Em nossos estudos, enfocamos as literaturas no âmbito do ensino de línguas/culturas estrangeiras (LE e L2). Investigamos a obra literária enquanto fenômeno que propicia diálogos transterritoriais e interculturais em suas diversas materializações/linguagens (cinema, quadrinhos, canção etc.). Nesse contexto, priorizamos a análise da produção de escritoras contemporâneas e a Intercompreensão de Línguas Românicas.

Marco Antônio Costa: Orienta pesquisas em Análise de Discurso e em Linguística Aplicada, especialmente, na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa e Formação de Professores de Língua Inglesa. Atualmente, possui interesse em pesquisas voltadas para a contribuição das teorias de letramentos (letramento crítico, multiletramentos, multimodalidade e letramento digital) na formação de docentes de língua inglesa e no desenvolvimento de novas epistemologias e metodologias decorrentes de tais teorias.

Maria Augusta Reinaldo: Orienta trabalhos situados no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse nas relações entre atividades didáticas, enfoques de gênero que lhes dão sustentaçãoe implicações para o exercício docente de língua materna. A pesquisa atual se volta para a didatização de gêneros, mais especificamente para as relações entre a elaboração de instrumentos didáticos e a oferta de conteúdos dos eixos de ensino de Língua Portuguesa.

Maria de Fátima Alves: Orienta trabalhos inscritos no campo da Linguística Aplicada. Tem interesse na relação gêneros textuais e ensino de língua portuguesa, gêneros e práticas de letramento. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre gêneros textuais: perspectivas teóricas e instrumentos didáticos, com foco na formação e atuação docente.

Williany Miranda da Silva: Orienta trabalhos em Linguística Aplicada, enfatizando materiais didáticos utilizados para a divulgação de produção escrita e oral em ambientes da web. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa que estabelece relação entre o ensino de leitura e de escrita e a tecnologia digital.

PRÁTICAS SOCIAIS, HISTÓRICAS E CULTURAIS DE LINGUAGEM

A linha tem como objetivo investigar as práticas de linguagem em contextos sociais, históricos e culturais diversos, focalizando, principalmente, as relações entre linguagem e cultura, linguagem e discurso e linguagem e tradução. As práticas de linguagem são pensadas enquanto processos simbólicos de constituição e representação de sujeitos e sentidos, de construção e reconstrução de identidades e memórias, considerando a multiplicidade das linguagens e das línguas e suas diferentes materialidades. Teoricamente a linha se apoia em pressupostos dos campos dos Estudos do Discurso, da Tradução e da Cultura.

Edmilson Luiz Rafael: Orienta pesquisas no campo da Linguística Aplicada, com foco nas práticas escolares de ensino e de formação do professor de português, tendo como direção teórica predominante a compreensão de prática de um ponto de vista sociológico. Por isso, são de interesse investigações dos modos de (re)construção das práticas escolares por meio da mobilização de conhecimentos e instrumentos didáticos.

Marco Antônio Costa: Orienta pesquisas em Análise de Discurso e em Linguística Aplicada, especialmente, na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa e Formação de Professores de Língua Inglesa. Atualmente, possui interesse em pesquisas voltadas para a contribuição das teorias de letramentos (letramento crítico, multiletramentos, multimodalidade e letramento digital) na formação de docentes de língua inglesa e no desenvolvimento de novas epistemologias e metodologias decorrentes de tais teorias.

Sinara de Oliveira Branco: Orienta trabalhos inscritos no campo dos Estudos da Tradução. Tem interesse nas relações entre Tradução e Cultura; Tradução Intersemiótica e Cinema. A pesquisa atual se insere no campo dos Estudos da Tradução, da Representação Cultural e da Semiótica, especialmente na tradução de multimídia. Pesquisa aplicada, selecionada em atendimento à chamada para financiamento com recursos do Fundo de Reserva da Lei de Informática - Edital UFCG/CEEI - PaqTcPB N° 001/2016. O projeto pretende contribuir em áreas diversas dos estudos linguísticos, tradutórios e culturais, ampliando o conhecimento e a aplicação da tecnologia da informação, a partir do uso de Processamento Digital da Imagem e de Inteligência Artificial para captar e analisar imagens e expressões faciais e corporais de personagens, com o intuito de selecionar o que deve ser usado em legendas ou o que deve ser interpretado intersemioticamente, a partir de planos e de cenas, contribuindo para a inovação em projeto na área da Semiótica e dos Estudos da Tradução.

Washington Farias: Orienta trabalhos inscritos no campo dos Estudos do Discurso, em especial a AD francesa e brasileira (Pêcheux, Orlandi). Tem interesse nas relações entre discurso e ensino, discurso, memória e identidade, discurso, lingua(gem) e política. Atualmente desenvolve projeto sobre a constituição do saber sobre a língua e seu ensino no Brasil, tendo os instrumentos linguísticos e didáticos (gramáticas, manuais de ensino e impressos similares) como espaços de observação.