Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa


Em funcionamento a partir de 2017

1. ENSINO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES:

Fundamenta-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados ao texto literário em língua materna ou estrangeira (traduzida ou não) e outra aos estudos sobre metodologia do ensino das literaturas. A primeira vertente orienta a análise e a interpretação produzidas a partir da interação entre a tradição da crítica literária e as práticas pedagógicas vivenciadas nos espaços escolares e a segunda pretende contribuir para a formação de leitores do texto literário com possibilidade de mudança de seus horizontes de expectativa.

2. PRÁTICAS LEITORAS E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS:

Apresenta como objeto o estudo das práticas de simbolização e ampliação da linguagem literária através dos processos de atualização e reatualização de textos literários. Fundamenta-se nos pressupostos da Crítica, apoiando-se nos Estudos de Cultura, nos modelos de análise de imagens verbais e não verbais e nos métodos de análise textual. A linha congrega investigações acerca das formas de produção e circulação da obra literária e suas práticas de leitura e de retextualização registro de gêneros literários em diversas realizações verbais e visuais.

3. ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE:

Investiga questões relativas a fenômenos linguísticos vinculados ao ensino de línguas bem como questões relativas aos processos e percursos de formação docente para o ensino de língua materna ou estrangeira. Interessa-se por temas referentes a transposição didática, materiais didáticos, sujeitos e contextos de ensino, identidade, saberes, trabalho e profissionalidade. Do ponto de vista teórico, esta linha relaciona-se aos estudos em Linguística Aplicada vinculados a outros campos de saber cuja contribuição subsidie investigações sobre as práticas de linguagem implicadas nos objetos focalizados.

4. PRÁTICAS SOCIAIS, HISTÓRICAS E CULTURAIS DE LINGUAGEM:

Investiga as práticas de linguagem em contextos sociais, históricos e culturais diversos, focalizando, principalmente, as relações entre linguagem e cultura, linguagem e discurso e linguagem e tradução. As práticas de linguagem são pensadas enquanto processos simbólicos de constituição e representação de sujeitos e sentidos, de construção e reconstrução de identidades e memórias, considerando a multiplicidade das linguagens e das línguas e suas diferentes materialidades. Teoricamente a linha se apoia em pressupostos dos campos dos Estudos do Discurso, da Tradução e da Cultura.

Em funcionamento até 2017

1. LÍNGUA(GEM) EM CONTEXTO DE ENSINO DE PORTUGUÊS - LÍNGUA MATERNA:

Abrange dois objetos: (1) o estudo da língua(gem), focalizando a natureza e/ou a descrição do fato linguístico/discursivo no contexto das práticas sociais; (2) o estudo do trabalho docente, focalizando a formação e a prática do professor e a construção de objeto(s) de ensino e de identidades.

2. LITERATURA E ENSINO:

Fundamenta-se em duas importantes vertentes da reflexão sobre literatura e seu ensino: uma de caráter sociológico, afinada com os pressupostos e os procedimentos analíticos aplicados à literatura brasileira e outra inspirada na estética da recepção e nos estudos sobre metodologia do ensino de literatura.

3. ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS:

Investiga temas relacionados à análise linguística, tradução e questões culturais, bem como tradução intersemiótica, estudos interculturais na relação língua e literatura, discursividade, identidade e formação de professor.