2014

Dissertações de 2014

SETEMBRO

Tecendo Leitores e Leituras: A botija Em Sala de Aula

Ananília Meire Estevão da Silva

Orientador(a): Profa. Dra. Márcia Tavares Silva .

Data: Setembro de 2014.


O Discurso Sobre a Língua No Enem: Estratégias de Controle/Regulagem da Heterogeneidade

Anderson Lins Rodrigues

Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias.

Data: Setembro de 2014.


QUESTÕES DE LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PARALELO ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E O EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM

Anna Rafhaella de Lima Marenco

Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa

Data: Setembro de 2014.


A LITERATURA DE CORDEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Arinélio Lacerda dos Santos Júnior

Orientador(a): Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley.

Data: Setembro de 2014.


RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO MONOGRAFIA

Clara Regina Rodrigues de Souza

Orientador(a): Profa. Dra. Williany Miranda da Silva

Data: Setembro de 2014


PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Claudia Janaina Galdino Farias

Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Alves

Data: Setembro de 2014


PRÁTICAS DE LEITURA DE MANGÁ ENTRE JOVENS LEITORES: INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA

Danielle Núbia Souza Santos

Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo

Data: Setembro de 2014


DA TRADIÇÃO GRAMATICAL À PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: O SUBSTANTIVO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO

Dayena Medeiros Lira

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta Reinaldo

Data: Setembro de 2014


DAS LETRAS DE MÚSICA DE FORRÓ À LEITURA DAS NORMALISTAS: SUJEITO MULHER, IDENTIDADE E ESTEREÓTIPO

Elaine da Silva Reis

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Angélica de Oliveira

Data: Setembro de 2014


ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO

Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta Reinaldo

Data: Setembro de 2014


OS DISCURSOS SOBRE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: SUJEITO E INTERDISCURSO EM COMENTÁRIOS SOBRE O ECA

Francicleide Liberato Santos

Orientador(a): Prof. Dr. Aloísio de Medeiros Dantas

Data: Setembro de 2014


SEMINÁRIOS ACADÊMICOS: CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-DISCURSIVAS

Glenda Hilnara Meira Feliciano

Orientador(a): Profa. Dra. Williany Miranda da Silva

Data: Setembro 2014


TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE USOS NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

Lorena Guimarães Assis

Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde

Data: Setembro 2014


A POLÍTICA DE SIGNIFICAÇÃO NO DISCURSO DOS PCN: ÉTICA, SUJEITO E ENSINO

Louise Medeiros Pereira

Orientador(a): Prof. Dr. Washington Silva de Farias

Data: Setembro 2014


DA MARGEM PARA O CENTRO DA AULA: LEITURAS E DISCUSSÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM CONTOS DE MARIA VALÉRIA REZENDE

Mariana Nunes Ribeiro de Farias

Orientador(a): Profª. Drª. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

Data: Setembro 2014


FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LETRAMENTOS DIGITAIS: DO OFICIAL AO OLHAR DOCENTE

Marta Jordanna Queiroz Ouriques

Orientador(a): Profª Drª Rossana Delmar de Lima Arcoverde

Data: Setembro 2014


AGOSTO


A COR DO ÊXTASE: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM POEMAS DE MANOEL DE BARROS

Maria Jahynne Dantas dos Santos

Orientador(a): Profª. Drª. Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega

Data: agosto 2014


ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO ORAL EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: O LIVRO DIDÁTICO E O PROFESSOR

Virgínia Souza Falcão Diniz

Orientador(a): Profª. Drª. Neide de Fátima Cesar Cruz

Data: agosto 2014


JULHO


O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE CURRICULAR COMUM DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Kleber Ferreira Costa

Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antônio Margarido Costa

Data: Julho 2014


ABRIL


RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO PROVA

João Paulo dos Santos de Andrade

Orientador(a): Profa. Dra. Williany Miranda da Silva

Data: Abril 2014


QUE POESIA É ESSA: A RECEPÇÃO DE POEMAS DE PAULO LEMINSKI POR ESTUDANTES DE LETRAS

José Weslley Barbosa de Lima

Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves

Data: Abril 2014


MARÇO


UM “EMBARGO” EM SALA DE AULA: LEITURA DE JOSÉ SARAMAGO NO ENSINO MÉDIO

Jussara Ferreira Melo

Orientador(a): Profa. Dra. Márcia Tavares Silva

Data: Março de 2014.


O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DE LITERATURA INGLESA E O CINEMA: MÉTODO E RECEPÇÃO

Magnólia de Negreiros Cruz

Orientador(a): Profa. Dra. Fernanda Aquino Sylvestre

Data: Março de 2014.


TEM PROFESSOR NA REDE: O USO DO FACEBOOK PARA O TRABALHO COM A LÍNGUA/LINGUAGEM

Renalle Meneses Barrros

Orientador(a): Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima Arcoverde

Data: Março de 2014.


FEVEREIRO


DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA ACADEMIA: INVESTIGAÇÃO LONGITUDINAL DO PERCURSO DE LICENCIANDOS EM LETRAS

Elisa Cristina Amorim Ferreira

Orientador(a): Profa. Dra. Denise Lino de Araújo

Data: Fevereiro de 2014.


DE CALÇA CURTA E CHINELA: A POESIA DE ANTONIO FRANCISCO NA SALA DE AULA

Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros

Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves

Data: Fevereiro de 2014


O TEXTO LITERÁRIO EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Isolda Alexandrina Silva Beserra

Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz

Data: Fevereiro de 2014


ENSINO DE ESCRITA: A CARTA DE RECLAMAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

Linaiara Santos Hermínio de Melo

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Augusta G. de M. Reinaldo

Data: Fevereiro de 2014


A ABORDAGEM INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FLE: ENTRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O PARADIGMA REFLEXIVO

Lino Dias Correia Neto

Orientador(a): Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz

Data: Fevereiro de 2014.


CINEMA E LITERATURA: A ADAPTAÇÃO FÍLMICA COMO SUPORTE À LEITURA LITERÁRIA EM CONTEXTO DE ENSINO DO FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Nyeberth Emanuel Pereira dos Santos

Orientador(a): Profª. Drª. Josilene Pinheiro-Mariz

Data: Fevereiro de 2014.


FUNCIONAMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS SOB O OLHAR DE AGENTES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Pollyana Rodrigues Soares da Silveira

Orientador(a): Prof. Dr. Edmilson Luiz Rafael

Data: Fevereiro de 2014


A TRAGÉDIA CLÁSSICA GREGA: UMA VIVÊNCIA COM A ANTÍGONA, DE SÓFOCLES, NA SALA DE AULA

Viviane Moraes de Caldas

Orientador(a): Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves

Data: Fevereiro de 2014